Na semana passada, as crianças identificaram os 6 continentes e aprenderam os nomes dos oceanos que os cercam. Utilizamos a caixa de continentes para analisar as fichas que já havíamos relacionado aos continentes Europeu e Americano.
Inicialmente começamos com a leitura do capítulo “6 Continentes” do livro Meu Primeiro Larousse do Mundo, que além de identificar os continentes apresenta também ilustrações de alguns animais bem característicos de cada continente.
Na sequência, estudamos os oceanos e os mares. Michael ficou impressionado com o Oceano Pacífico, já que este é o maior de todos os oceanos, tão grande que é maior do que todos os continentes juntos!
Estudamos também onde vivem as baleias e os tubarões. Esta foi a parte mais divertida, segundo os meninos. As ilustrações e as explicações do livro foram lidas em voz alta pelo Martin. Em seguida assistimos a vídeos disponíveis no site da National Geographic sobre cada espécie estudada:
Baleia-azul: https://www.nationalgeographic.com/search/?q=blue%20whale
Baleia-franca: O Youtube tem diversos vídeos interessantes sobre a baleia-franca, uma espécie que costuma aparecer nas costas do sul do Brasil. Veja também em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-franca
Cachalote: http://video.nationalgeographic.com/video/animals/mammals-animals/whales/whale_sperm/
Orca: conhecida erroneamente como “baleia-assassina”, quando o mais correto seria chamá-la de “assassina de baleias”. Os meninos ficaram surpresos ao descobrir que a Orca, na verdade, é uma espécie dos golfinhos: http://animals.nationalgeographic.com/animals/mammals/killer-whale/?source=A-to-Z
Beluga: http://video.nationalgeographic.com/video/animals/mammals-animals/whales/whale_beluga/
Narval: http://video.nationalgeographic.com/video/animals/mammals-animals/whales/weirdest-narwhals/
Tubarão-branco: http://video.nationalgeographic.com/video/animals/fish-animals/sharks-and-rays/deadliest-shark-seals/
Tubarão-martelo: http://video.nationalgeographic.com/video/animals/fish-animals/sharks-and-rays/deadliest-hammerhead-shark/
O Martin ficou admirado com o tamanho da baleia-azul, e não gostou muito do tubarão-branco. Já o Michael adorou o narval, também conhecido como unicórnio do mar e o cachalote que é o maior cetáceo com dentes.
Além das baleias e tubarões, aprendemos também sobre o golfinho-flipper. Os maiores de sua espécie são encontrados perto da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
Para comemorar os estudos, na tarde de sábado as crianças assistiram o filme “Procurando Nemo“. Neste domingo vamos assistir ao filme “Moby Dick” (que apresenta a espécie o cachalote, como lembra enfaticamente o Michael sempre que mencionamos a espécie: “Não é uma baleia!!!!”).
Na próxima aula de geografia daremos continuidade aos estudos sobre oceanos e mares e, criaremos as fichas com as principais informações sobre cada espécie para serem adicionadas às caixas continentes.
1 comentário
Minha nossa! Fizeram isso em um único dia!?