Martin doentinho somado a outros fatores fez com que nossa semana começasse de modo conturbado. Graças ao apoio de amigos muito queridos e familiares conseguimos encontrar um equilíbrio e continuar a dedicar-nos a valorizar o conhecimento, o trabalho e agradecer diariamente a Deus cada benção recebida.
De segunda a quinta-feira focalizamos nossos estudos no desenvolvimento da leitura, do aprendizado do Português, Inglês e da Matemática. Já nesta sexta-feira, reservamos o dia especialmente para uma revisão do conteúdo que foi estudado no primeiro semestre de Ciências e Geografia.
Iniciamos o dia com a leitura do livro “Na escola de Jesus“. Esse livro foi inspirado pelo amor e pela arte do Reverendíssimo Pe. Tiago Alberione e redigido pelo Reverendíssimo Pe. Eugênio Fornasari, publicado pelas Edições Paulinas em 15 de dezembro de 1955.
Com a leitura inicial desse livro, refletimos sobre Deus e sua belíssima Criação. Em seguida, pedi às crianças que observassem a beleza da natureza em nosso próprio quintal.
Durante a observação da vegetação, relembramos sobre o capítulo estudado em ciências sobre a vida dos vegetais.
Martin relembrou o nome de cada parte da flor: pistilo, estames, pétalas e as sépalas.
Michael observou que a semente é importante para o nascimento de uma nova planta. Lembrou também que provavelmente foram os passarinhos que ajudaram na locomoção das sementes da pequena goiabeira que está crescendo em nosso quintal.
Martin também observou que havia musgos crescendo no tronco da árvore e que os musgos também eram um tipo de vegetal.
Após observar os vegetais, Martin encontrou um caramujo africano no quintal. Infelizmente aqui é muito úmido e a cidade está infestada de caramujos.
Após observar o quintal, revisamos alguns temas estudados em Geografia. Conversamos sobre nossa cidade, o bairro em que moramos, o Estado de Santa Catarina e sobre a vegetação em diferentes Estados do Brasil. Na sequência, preparamos nossa mochila com as pranchetas, materiais para anotação e desenho e o nosso livro “Matemágica”. As crianças e eu fomos passear em uma alameda muito bonita aqui do bairro. No caminho, exercitamos a sequência numérica ao contar nossos passos. Cansados de apenas contar, começamos a exercitar o vocabulário de inglês, enquanto observávamos a paisagem ao longo do caminho. Michael lembrava dos nomes das cores e o Martin já conseguia formar pequenas frases como por exemplo: “A big tree” ou “A beautiful flower”.
Observamos como as folhas da Bromélia eram fortes e resistentes. Então aproveitei para explicar que as Bromélias acumulavam muita água e por isso também eram responsáveis por focos de mosquito da dengue entre outros insetos.
No caminho encontramos vários formigueiros, o que rendeu várias histórias fantásticas inventadas pelo Martin.
Os meninos aproveitaram para exercitar um desenho de observação da natureza.
Durante o passeio, Martin encontrou um cogumelo em um tronco de árvore.
Observamos também uma abelha fazendo o seu trabalho de polinização. Em seguida, lemos um capítulo do livro Matemágica que falava justamente da beleza da simetria na natureza.
A diversão não parou por ai: os meninos subiram em árvores, brincaram, correram e aprenderam a valorizar a beleza da criação Divina.
Voltamos para a casa e encerramos a semana de estudos com a certeza da missão cumprida.