Na última semana, indaguei aos meninos sobre o conteúdo e atividades que eles mais gostavam de estudar. Michael disse que adorava as aulas de ciências e gostava muito de português e matemática. Já o Martin gostava de matemática e jogos educativos. Ele disse também que apreciava muito as leituras em grupo.
Nesta última quinta-feira, com base nas respostas das crianças, fizemos uma dinâmica de estudos diferente: Leitura em grupo intercalada com jogos educativos.
Iniciamos com a leitura do livro “Na Escola de Jesus“. Após a leitura refletimos sobre porque Deus nos criou, o que Ele espera de nós, e o que devemos fazer para merecer o Paraíso. Conversamos também sobre sentimentos e valores morais.
Após a leitura, incentivei os meninos a exercitar a coordenação motora com o jogo Pesca abóbora. Michael é bastante competitivo, e sentiu-se frustrado por ter pescado menos abóboras que Martin. Então lembrei a ele sobre o que conversamos sobre os nossos “sentimentos” e o ajudei a lidar com essa frustração.
Para a segunda leitura escolhemos o livro “Meu primeiro Larousse da História” com as leituras sobre “O ouro verde mudou o Brasil” e a “Conquista do Oeste”. Martin e Michael estavam bastante atentos a leitura e tentaram resumir com suas próprias palavras o conteúdo estudado.
O próximo desafio foi trabalhar em equipe: ambos tinham que montar um quebra-cabeça de 150 peças juntos. Demorou um pouco para concluir essa atividade pois na caixa faltava duas peças do jogo.
Escolhemos o livro “O nosso mundo” para a terceira leitura. Fizemos a leitura dos capítulos que tratavam sobre terremotos. Martin prontamente lembrou de um livro que lemos no início desse ano sobre o como se proteger em caso de terremotos.
Na sequência pedi aos meninos que explorassem o quintal para aproveitar os tímidos raios de sol que apareciam no horizonte. Jogaram bola, subiram no muro, pularam e se exercitaram ao ar livre. Fizemos uma pequena pausa e ofereci suco de frutas para as crianças.
O jogo proposto nesta etapa foi o UNO. As crianças adoraram e Michael ficou muito feliz por ter ganhado esta partida.
Fizemos mais duas leituras, desta vez utilizando o livro “Matemágica“. A primeira parte foi a leitura sobre a “Contagem dos quadrados”. A narrativa da leitura explicava como eram feitos os cálculos de multiplicação no antigo Egito e a solução encontrada por um arquiteto de como calcular a quantidade correta de pedras para fazer o piso do quarto da rainha.
A seguir lancei o desafio para que os meninos descobrissem a quantidade azulejos utilizados em uma parte da varanda. Para o Martin o desafio foi solucionado com a multiplicação da quantidade de azulejos da largura x comprimento. Já para o Michael propus que contasse sequencialmente todos os azulejos daquela parte da varanda. Ambos chegaram facilmente ao resultado.
O último texto foi escolhido pelos meninos “O jogo das garrafas” também do livro Matemágica. Logo após a leitura eles fizeram seu próprio jogo.
Intercalar leituras e jogos educativos é também uma forma de valorizar o conhecimento, aprender novos conteúdos, exercitar diversas habilidades importantes para o crescimento intelectual das crianças.