Desde 2007, quando meu primogênito tinha apenas 1 ano de idade, meu marido e eu começamos a tomar consciência da importância de selecionar o que, culturalmente, gostaríamos de aprender, vivenciar e compartilhar com nossos filhos.
O primeiro passo foi doar o nosso aparelho de TV para uma instituição de caridade. Programação de TV, aberta ou paga, não passa de um cano de esgoto sendo despejado diretamente em nosso lar. Anos mais tarde, adquirimos uma TV digital (sem antena) para servir como um grande monitor de filmes. O segundo passo foi selecionar os filmes que gostaríamos de assistir em família. Aos poucos essa seleção foi se estendendo para livros, música, ambientes e amizades.
Sim, até as amizades precisam ser selecionadas. Já dizia São Tomas de Aquino “Idem velle, idem nolle”: Ser amigo é amar as mesmas coisas e rejeitar as mesmas coisas. Não seja amigo de quem odeia o que você ama.
O mesmo cuidado é essencial na seleção do conteúdo didático e literário que ajudarão nossos filhos a crescer intelectualmente. Aqui em casa, procuramos selecionar livros que contenham histórias com bons exemplos de valores morais. Como bons cristãos, devemos vetar todos os conteúdos com tendência ideológica da esquerda, que são, em sua maioria, anti-cristãos.
Como este ano de 2015 será um ano dedicado a leitura, e com Michael agora já em fase final de alfabetização, procuramos manter os livros ao alcance dos meninos. É com enorme felicidade que, ao longo do dia, os encontramos entretidos na leitura de livros ou treinando novas melodias com seus instrumentos musicais.
Antes de dormir, sempre pedem que façamos uma ou duas leituras. Ao papai é pedido, geralmente, que leia as histórias de heróis da Mitologia Grega e, à mamãe, que leia as belíssimas histórias da Bíblia.
Obrigada Senhor, pela honra de fazer parte desta família maravilhosa!
2 comentários
Géssica, não estou nem acreditando que achei um site como este. Que sonho! Precisamos conversar. Tem tudo o que eu quero e ainda não consegui por totalmente em prática. Estou sendo muito ajudada através destas páginas. Por favor, não deixe de registrar. Creio que será de grande ajuda a outras famílias que ensinam em casa. Também estou pensando em criar um website para compartilhar com outras famílias o que o Senhor tem me dado. No Brasil carecemos deste tipo de informação. Que Deus te abençoe grandemente e continue inspirando sua família para a glória dEle.
Autor
Olá, Fernanda,
Seja bem-vinda e muito obrigada por suas palavras!
Abraços,
Géssica.