Recursos Digitais na Educação Familiar

O uso de tablets ou leitores de e-books é excelente para a leitura de livros, principalmente quando a sua família deseja viajar, passear e carregar consigo de forma prática uma grande quantidade de fontes de leitura. Aplicativos como IXL.com, Duolingo, assim como documentários disponíveis no Youtube, também são excelentes fontes de recursos educacionais para nossos filhos.

Meu filho de 10 anos, por exemplo, gosta muito de introduzir os estudos de línguas estrangeiras pelo Duolingo e já completou, nesta ferramenta, os cursos de Inglês e Espanhol. Atualmente, está estudando Alemão. Como introdução ao idioma, o aplicativo é bastante útil. Não nos limitamos ao uso do Duolingo, usamos também outros recursos que abordam o conteúdo com maior profundidade.

Nos anos iniciais de nossa educação familiar, empregamos intensamente o aplicativo IXL.com para o aprendizado da Matemática em Língua Inglesa, pois tínhamos como objetivo adotar mais adiante os livros da Saxon Math.

Próximo à adolescência, é interessante também ensinar nossos filhos a usar ferramentas básicas como “Editores de Texto”, “Planilhas Eletrônicas” e “Editores de Imagem”. Para facilitar o seu uso, podemos ensinar nossos filhos a digitação usando aplicativos online específicos para esse treinamento.

Cursos online com orientação de professores também podem ser úteis para desenvolver determinadas habilidades junto com alguém que esteja disposto a tirar nossas dúvidas no momento em que precisamos. É importante sempre definir em quais “assuntos” precisamos de orientação extra e quais poderemos solucionar na companhia de bons livros. O importante é definir um tempo suficiente e adequado para o uso de telas.

Não apenas nossos filhos podem se beneficiar da mídia digital: o contato através de grupos virtuais com laços estreitados em interesses comuns, valores e objetivos compartilhados também são um grande ponto de apoio para as famílias educadoras.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento