Nas últimas duas semanas, estudamos sobre a história do Egito antigo: o povo, seus costumes, suas crenças e sua importância histórica, além de sua contribuição ao desenvolvimento da agricultura e do comércio.
Iniciamos nossos estudos com a leitura do Meu primeiro Larousse da História, com os capítulos dedicados ao Egito:
– Egito, o país dos Faraós
– Os Faraós
– Os deuses egípcios
– A grande viagem dos mortos
– O mistério dos Hieróglifos e Champollion
Em nosso envelope de “Personalidades da História”, incluímos nossa primeira ficha com uma mini biografia de Jean-François Champollion. Champollion foi um jovem francês, nascido no início do século XIX, que estudava línguas antigas e decifrou os misteriosos símbolos dos hieróglifos egípcios.
Para completar nossos estudos, além da leitura, utilizamos recursos audiovisuais:
O Antigo Egito (Parte 1/2) Série Grandes Civilizações:
O Antigo Egito (Parte 2/2) Série Grandes Civilizações
Paralelamente aos estudos em história, estudamos também em geografia a localização do Egito e a importância do Rio Nilo para toda essa região do continente africano.
Em nossas aulas de artes, utilizamos o e-book “The Art of Ancient Egypt – a resource for educators” disponíbilizado pelo “The Metropolitan Museum of Art”. Além deste recurso, utilizamos também o livro “Como desenhar Comics – Egito” de Amit Offir.
Após terminar seus estudos, Martin desenhou uma pirâmide e um egípcio.
É importante lembrar que, para melhor fixação de um conteúdo, é interessante utilizar com as crianças recursos que despertem diferentes tipos de memorização (auditiva, visual, sinestésica). Se possível trabalhe diversos aspectos de um mesmo tema estudado: Egito (história, geografia, idioma, religião, costumes, culinária, arte). Fazendo assim seu filho terá acesso a um conteúdo rico, com muitos detalhes interessantes e conseguirá fixar melhor o tema estudado.