Em agosto do ano passado, Michael com apenas 6 anos e meio, decidiu que leria sozinho “Os Três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas da coleção Clássicos da Literatura Juvenil. Mesmo acreditando que o vocabulário e o estilo do texto poderiam estar um pouco acima de sua “fluência de leitura” nesta época, deixei-o ler o que tanto o interessava.
Para minha surpresa, em menos de dois meses ele completou a leitura desta obra. Mas ele não apenas leu o livro, como usou com frequência o dicionário para entender as diversas palavras que não conhecia o sentido exato. No processo da leitura ele anotava em um caderno todas as palavras para pesquisar, logo após a leitura, no dicionário.
Este exercício se revelou uma preciosidade. Pois o fez entender que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos. E isto fortaleceu a ideia de querer entender o termo de cada palavra usada pelo autor.
Isto tornou-se um hábito frequente para ele desde então.
Por exemplo, na semana passada, enquanto eu preparava o almoço ele me perguntou: “Mãe “curso da história” e “rumo da história” tem o mesmo sentido? Ou possuem sentidos diferente na frase?”. Escuto perguntas assim várias vezes ao dia.
Algumas vezes, ele me indaga qual o significado exato de uma determinada palavra. Neste caso, peço a ele que me diga o contexto, ou me mostre a frase onde encontrou a tal palavra. Só então, explico o sentido exato e os demais significados do vocábulo específico.
O seu vocabulário no dia a dia enriqueceu de forma surpreendente. E muitas vezes, em conversas com outros adultos, nota-se a surpresa em seus rostos e, é comum receber comentários como: “Nossa como seu filho se comunica bem!”.
Por isso, incentivem seus filhos a pesquisar os diversos sentidos do vocabulário estudado em suas leituras diárias. Ter acesso a diferentes tipos de dicionários também é um recurso interessante.
A seguir alguns tipos de dicionários:
– Dicionário de uso geral, classificado em ordem alfabética;
– Dicionário etimológico, fornece a origem de cada palavra através de sua formação e evolução;
– Dicionário de sinônimos e antônimos;
– Dicionário analógico, reúne as palavras por campos semânticos, ou por analogia a uma ideia.
Na falta de exemplares físicos, existem recursos online como:
https://www.priberam.pt/
http://www.aulete.com.br/
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php
http://houaiss.uol.com.br/
http://www.sinonimos.com.br/
http://www.antonimos.com.br/