No dia 08 de setembro comemoramos o aniversário da Bem-Aventurada Virgem Maria. Segundo uma antiga tradição, os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.
De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Filho de Deus. É por isso que comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o seu nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos. Desde cedo, Maria aprende as histórias do Antigo Testamento e as previsões sobre um Messias.
Quando o anjo Gabriel apareceu para ela, Maria desejava ser fiel a seu dever no Templo e à sua promessa de permanecer virgem. Quando o anjo Gabriel falou com ela, ela percebeu de imediato que Deus a chamava para ser fiel à sua vontade, ao Seu plano, e não à sua própria vontade. Maria e José eram fiéis ao ensino de seu Deus-Filho, não só pelo bom exemplo, mas também por viver a vontade de Deus em sua família. Jesus cresceu em conhecimento experiencial, sabedoria e graça diante de Deus e do Homem. Nossa Senhora permaneceu firme ao pé da cruz, durante os terríveis sofrimentos de seu Filho. Ela se manteve fiel aos Apóstolos e discípulos depois da crucificação e estava com eles no Domingo de Pentecostes.
Neste dia em especial rezamos à Santíssima Virgem Maria para que nos ilumine em nossa caminhada, fortalecendo nosso crescimento espiritual, mantendo-nos sempre unidos no amor e na sabedoria.
Fontes: Seton Magazine e Canção Nova