Iniciamos os estudos familiares (homeschooling) nove anos atrás. Desde então, pouco a pouco, procuro, sempre que possível, otimizar e priorizar a qualidade do tempo investido nas mais diferentes tarefas: manutenção da casa, tempo para os estudos, tempo para a vida profissional, tempo para minha formação intelectual… Afinal, um dia só tem vinte e quatro horas e, no mínimo, um terço deste tempo é usado para dormir.
Quando não temos auxílio (uma empregada ou diarista) que possa assumir as tarefas domésticas, é essencial priorizar e estabelecer uma rotina coerente. Temos aí os dois passos essenciais: (1) definir prioridades e (2) estabelecer uma rotina.
Num lar homeschooler, a prioridade, durante os dias úteis, será sempre dos estudos familiares. A manutenção da casa deve receber um tempo diário limitado, apenas suficiente para não acumular serviço para o fim-de-semana.
De início, foi preciso descobrir quanto tempo eu precisava para executar cada tarefa, especialmente nos trabalhos de manutenção da casa. Pronta essa análise inicial, foi possível tomar algumas decisões práticas. Por exemplo, a limpeza pesada seria realizada aos sábados pela manhã; a lavagem das roupas seria feita no mínimo duas vezes por semana; enquanto a manutenção dos objetos em seus devidos lugares, a lavagem das louças, a varrição da casa, bem como o preparo das refeições são tarefas de execução diária.
Duas das atividades que necessitam de execução diária sempre tomavam a maior parte do meu tempo disponível: o preparo das refeições e a limpeza das louças. Assim, procurei otimizar o tempo do preparo das refeições preparando molhos para congelar uma vez por mês ou a cada quinze dias; separando as carnes em porções individuais para cada refeição e decidindo na véspera qual será a refeição do almoço do dia seguinte. Com o passar dos anos, fui elaborando refeições mais práticas e não menos nutritivas para os dias da semana, deixando os pratos mais elaborados para o final de semana.
Lavar louças também era outra atividade que tomava um grande tempo de minha rotina diária de modo que, assim que foi possível, investimos na compra de uma lava-louças. Se você, assim como eu, não pode investir em uma lava-louças de quatorze serviços, daquelas que acomodam todos os itens numa única lavada, uma lava-louças de oito serviços já é de grande auxílio. O tempo em que você estaria lavando as louças do almoço torna-se um momento excelente para sentar-se e fazer as suas leituras pessoais, ou seja: investir em sua autoeducação.
Na cozinha, outro item que muito me auxilia é a Panela Elétrica de Pressão: chega de esquecer a comida no fogo e perder o dobro do tempo no preparo das refeições. Tenho uma Master Cooker Red de cinco litros e estou apaixonada!
Outro item muito útil, principalmente para quem tem criança pequena em casa, é um aspirador robô. Existem várias marcas e opções no mercado; o meu é um dos mais simples e baratos mas, ainda assim, cumpre muito bem sua função: varrer, aspirar e passar pano, mantendo os pisos limpos e apresentáveis.
Lembre-se: todos os integrantes da família, excluindo os bebês, podem e devem colaborar na manutenção da casa. As crianças podem começar com a tarefa mais simples de todas: guardar os próprios brinquedos nas caixas após o uso e arrumar a própria cama. Os filhos maiores ajudam a manter a casa organizada, separar e colocar as roupas para lavar, pendurar e recolher as roupas do varal, dobrá-las e guardá-las.