Uma semana em silêncio. Sim, passei a última semana afônica. Inicialmente, me preocupei com a quantidade de compromissos assumidos para a semana: consultorias por Skype, aulas para ministrar para as crianças, e outros tantos trabalhos profissionais e intelectuais que exigem de mim expressar-me em voz alta.
Foi uma semana que me permitiu controlar meu humor, minhas irritações e aprender que o exemplo é fundamental. E quanto às aulas das crianças? Os últimos 6 anos nos prepararam para momentos assim, meus filhos já conseguem estudar vários assuntos por conta própria.
As queridas famílias educadoras que haviam pré-agendado comigo uma reunião por Skype, foram muito compreensivas e conseguimos reagendar tudo para esta semana.
Alguns trabalhos intelectuais e profissionais puderam ser realizados no mais completo silêncio de minha parte. Aproveitei esses dias para ler, estudar e formular novas aulas para o Programa de Educação Clássica Católica para Mães Educadoras.
O mais interessante é que descobri que falo muito, algumas vezes até interferindo no aprendizado das crianças; algumas vezes, ansiosa por vê-los compreender o conteúdo estudado; outras, apenas por costume de expor oralmente todos os assuntos. Neste silêncio forçado, observei que preciso falar menos e escutar mais meus filhos. Sendo esse o caminho que Deus escolheu para me dar esse ensinamento, só posso dizer “obrigada, Senhor!”