Estudando a Idade Média

A Idade Média é um período da história que se inicia com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. Nosso plano para os próximos semestres é nos dedicar ao estudo desse período, situado pelos historiadores como entre os anos 400 e 1500 d.C.

Na semana passada concluímos o último capítulo sobre a Idade Média do livro “Breve História do Mundo” de Ernst Gombrich. Nesse livro, o autor apresenta uma visão geral sobre os principais acontecimentos desse período, numa linguagem de fácil assimilação para as crianças.

A meta agora é nos aprofundar nos estudos referentes à Idade Média, não só no que se refere aos acontecimentos históricos, mas também sobre os heróis, mártires, cavaleiros, castelos, guerras e conquistas, bem como a produção literária, musical e artística.

Legendas de Oiro, Daniel-Rops

Legendas de Oiro, Daniel-Rops

Iniciamos o estudo com o livro “Legenda de Oiro Para os Meus Afilhados” do historiador Daniel-Rops. Este livro foi inspirado em um livro, muito lido durante a Idade Média, cujo título era “Legendas de Oiro”, um grosso volume em que um padre sábio reuniu histórias interessantes, curiosas, algumas vezes divertidas e sempre instrutivas, sobre os Santos e os Mártires da Igreja.

Este livro apresenta-vos, portanto uma galeria de jovens admiráveis: santos mortos na infância, rapazes e raparigas que, ainda novos, mostraram virtudes excepcionais, outros que tomaram parte em acontecimentos importantes da história cristã; todos são exemplos a seguir, os que encontrareis aqui evocados.”- Daniel-Rops

Os próximos livros que estão em nossa lista de leitura (ainda incompleta) são os seguintes títulos de Regine Pernoud:

  • A Idade Media Contada Aos Meus Sobrinhos;
  • Os templários;
  • A mulher nos tempos da cruzada;
  • Joana D’Arc.

Além do início da leitura das belíssimas histórias da “Legenda de Oiro”, também aproveitamos a semana apreciando peças de música medieval. Dentre elas, destacamos:

Santa Hildegarda de Bingen

https://www.youtube.com/watch?v=Dehwp_dRlYQ

Santa Hildegarda de Bingen, Doutora da Igreja Católica e Padroeira dos músicos.

Hildegarda de Bingen, em alemão Hildegard von Bingen (Bermersheim vor der Höhe, verão de 1098 — Mosteiro de Rupertsberg, 17 de setembro de 1179), foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora talentosa, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga, escritora alemã e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha. Também fez muitas observações da natureza com uma objetividade científica até então desconhecida, especialmente sobre as plantas medicinais, compilando-as em tratados onde abordou ainda vários temas ligados à medicina e ofereceu métodos de tratamento para várias doenças. É uma santa e doutora da Igreja Católica considerada a padroeira dos músicos.

Beatificação (data ignorada), Veneração Pública autorizada em 1324 pelo papa João XXII. Foi Canonizada em 1584, pelo papa Gregório XIII. – (fonte: Wikipedia)

Pérotin

Pérotin (fl. C. 1200), também chamado de Perotin, o Grande, era um compositor europeu francês que viveu por volta do final do dia 12 e início do século 13. Ele era o membro mais famoso da escola Notre Dame. – (fonte Wikipedia)

Cantigas da Itália (1221-1284)

https://www.youtube.com/watch?v=ICq2_lqbXCE&list=FLthb8BECyDiGHUwm-3S8XJA&index=2

A Idade Média foi um período que, desde o iluminismo, vem sido ocultado sua verdadeira luz e recoberto com uma cortina de fumaça repleta de inverdades. Encontrar bons autores e historiadores com o compromisso real de dizer a verdade é algo difícil nos dias atuais, mas não impossível. É nosso dever buscar sempre a Verdade e conhecer profundamente a nossa própria história.

Que Nossa Senhora nos ilumine e São José proteja nossa família para continuarmos valorizando o conhecimento com Educação Clássica.

3 comentários

    • Vinícius Marcio em janeiro 12, 2016 às 2:19 pm

    Excelente post. Estávamos perdidos em como estudar idade média com nossos pequenos. Agora temos um norte.

    • Jenny Valencia em maio 6, 2021 às 8:06 pm

    Olá!
    O Livro A idade Media Contada Aos Meus Sobrinhos você recomenda a partir de qual idade?.
    Grata!

    • gessica em maio 7, 2021 às 7:48 am
      Autor

    Olá, Jenny,
    É uma leitura recomendada para a Fase Gramatical (6 à 10 anos).
    Um abraço,
    Géssica

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento