A organização dos materiais didáticos é importante para o aproveitamento eficiente do tempo dedicado aos estudos. Ensinar nossos filhos a organizar o próprio material irá desenvolver neles qualidades essenciais para o seu aprimoramento intelectual.
Aqui em casa, nós iniciamos os estudos com a leitura da Bíblia. A leitura diária da Bíblia reforça os valores da fé cristã para que nossos filhos possam, durante o dia, vivenciá-los com sabedoria.
Após a leitura, explico as atividades que estudaremos no decorrer de cada dia. Cada um dos meninos inicia suas atividades, uma após a outra, até que todo o plano de estudos seja concluído.
Martin faz as atividades de fixação de forma independente e disciplinada. Poucas vezes durante o dia me solicita ajuda em alguma questão. No final do dia, faço todas as correções. Michael ainda precisa muito de auxílio direto, pois está na fase de pré-alfabetização.
Nas explicações orais de História, Geografia e Ciências ambos ficam sempre muito atentos. Muitas vezes, ao terminar as explicações, exercitamos atividades de fixação do conteúdo, aliando experiências práticas e atividades de arte em conjunto com as disciplinas de História, Geografia e Ciências.
O registro das atividades é feito em um diário. É importante registrar a evolução diária do aprendizado, de forma a possibilitar uma visão mais precisa do desenvolvimento de cada criança.