O santo padre São Pio V foi um dos papas mais opimos da Santa Igreja Católica; firmou férreo prélio contra o príncipe deste mundo. Sob o manto de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, estandardizou a liturgia, derrocou os otomanos e subjugou os destruidores da Sé de Pedro ao calcanhar de Maria.
São Pio V reformou a Santa Missa removendo alguns excessos, e tornou obrigatório o rito latino em toda a Igreja. Ele proibiu futuras reformas na Missa
Em 7 de outubro de 1571, enviou a Liga Santa – formada pela República de Veneza, de Gênova, pelos Cavaleiros de Malta, pelo Grão-ducado da Toscana, pela Ordem de Santo Estevão, pelos ducados de Saboia, de Urbino e de Parma – a Lepanto, para suprimir o avanço otomano. Ordenou que rezassem e comungassem antes da batalha, pois aquele inimigo não representava apenas um perigo ao povo, mas à religião católica. No findar da batalha, os cristãos milagrosamente derrocaram o Crescente.
Falecido em 1 de maio de 1572, foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior. Em 22 de maio de 1712, o Papa Clemente XI declarou-o santo.
(Composição por Michael Hellmann, 12 anos)