Como tenho exercitado a composição com meus filhos? Que leituras seleciono? São indagações frequentes que recebo de famílias educadoras.
Inicialmente, encantada com os modelos de exercícios de Progymnasta oferecido pela Editora Memoria Press, formulamos uma pequena estrutura de exercícios de composição para ser usado com a leitura de fábulas e pequenas narrativas:
- Fazer um esboço: Lista numerada das ideias ou fatos principais, incluindo subtópicos quando necessário.
- Resumo: cortar todas as palavras que não são essenciais para o entendimento do texto original. Escrever o resumo de forma objetiva.
- Acrescentar informações ao texto como descrições da paisagem, ampliar a descrição dos personagens e ou acrescentar diálogos.
- Escrever a partir da perspectiva de um dos personagens da história.
- Inverter a sequência: começar do final para o início.
- Escrever com diferentes personagens e cenários.
Em uma segunda fase, acrescentamos ao aprendizado da escrita pela imitação (Progym) a seleção de textos de antigos livros de leitura (antologias) de Mário Bachelet e de outros textos selecionados nos próprios livros de Gramática (Novo Manual de Língua Portuguesa – Curso Médio). Os livros de Antologia de Mário Bachelet são recomendados para crianças entre 10 a 15 anos. Para crianças mais novas, recomendo iniciar pelos exercícios de progym com fábulas, seguido pelos exercícios de composição sugeridos por Bachelet no livro Novo Manual de Língua Portuguesa – Curso Elementar e dos livros de leitura de Felisberto de Carvalho encontrados em domínio público:
Basicamente a estrutura adotada nesta fase consiste em:
- Leitura em voz alta (realizada pelo pai/mãe).
- Estudo do vocabulário.
- Estudo gramatical do texto selecionado.
- Elocução (questionamentos referente ao texto lido).
- Narração oral feita pela criança.
- Sugestão de composição com um tema semelhante para que a criança, imitando o estilo do texto lido em voz alta, possa criar sua própria composição.
Com qual frequência exercitamos a escrita? Uma vez por semana exercitamos a composição clássica. Além desses exercícios específicos para o treino da composição clássica, aproveitamos as disciplinas que consistem em leituras em voz alta – História, Estudos Clássicos, Ciências – para estudos de vocabulário, narração oral e resumo no caderno.