Às vezes você se sente como se precisasse de um dia com mais de 24 horas para conseguir fazer tudo o que planejou realizar? A eficiência na gestão do tempo é uma habilidade essencial para o sucesso de qualquer projeto e que deve ser adquirida passo a passo.
Lembro-me de que foi na vida adulta que me deparei pela primeira vez com a necessidade de administrar o uso do tempo. Foi um aprendizado a duras penas. Por que não exercitar desde cedo a gestão do tempo com nossos filhos, preparando-os desde já para o futuro?
Antes de iniciar o ano de estudos, eu fiz um plano especificando o conteúdo que pretendo ensinar para as crianças durante o ano. É claro que a aplicação desse plano é flexível pois, no decorrer do ano letivo, eu continuo a buscar bons livros e materiais didáticos para exercitar as crianças. Desta forma, é muito provável, que o plano receba ajustes periódicos durante o ano, sempre com intuito de utilizar as melhores ferramentas para o crescimento intelectual dos meninos.
Além deste plano anual, para que tudo ocorra conforme o planejado, faço também uma agenda semanal de forma que Martin e Michael possam visualizar a cada dia o que será estudado. Tendo acesso à agenda da semana, eles mesmos já se encarregam de separar o material que será utilizado a cada dia.
Martin e Michael sabem que o tempo reservado aos estudos é o período da manhã. Para auxiliar a gestão do tempo, temos também uma tabela com o horário de cada disciplina. Tentamos seguir os horários o mais próximo possível do que foi planejado. É claro que há dias em que uma disciplina demanda mais tempo que outra, mas tudo acaba se ajustando até o final da manhã. Quando um dos meninos está resfriado, é permitido executar as tarefas em outro horário e até em menor quantidade.
Parece difícil? Os meninos aqui em casa se adaptaram com facilidade a essa rotina e eles mesmos já sabem o horário de intervalo para brincadeiras: “depois da aula de matemática”.
Uma vantagem da gestão do tempo é que sobra muito mais tempo livre para que as crianças brinquem e façam outras atividades no restante do dia. Aqui em casa as crianças passam boa parte do tempo brincando na varanda e no quintal. A TV só é ligada para assistir filmes ou desenhos próprios a sua idade após o banho, geralmente entre as 18:00 e 19:00 horas.
Outro fator importante a destacar em nossa agenda semanal é o “Check-list” com tarefas a serem cumpridas durante o dia pelas crianças:
O hábito de executar diariamente tarefas preestabelecidas faz com que nossos filhos aprendam o valor da responsabilidade. Algo simples como arrumar a própria cama, guardar os brinquedos após o término da brincadeira, colocar a roupa suja no cesto, são tarefas fáceis de executar e que, ao mesmo tempo, moldam o caráter de nossos filhos para se tornarem pessoas disciplinadas, organizadas e mais eficientes.
No início do ano, Michael era ainda muito dependente de minha atenção, e solicitava a todo instante a minha presença. Aos poucos fui exercitando com ele as habilidades de “estudar de forma silenciosa” e de tentar executar a tarefa antes de me chamar. Vem a cada dia conquistando a sua independência e executado as tarefas com precisão. Matemática é sua disciplina preferida.
Martin já vem exercitando o aprendizado autodidata desde que entrou no Kumon no início do ano passado. Ele já faz sozinho e com muita facilidade as atividades de Português e Gramática. Quanto à Matemática, até o momento ele teve grande facilidade em aprender a adição, a subtração e a multiplicação. Estamos agora exercitando a divisão, uma nova etapa que tem demandando maior atenção e revisão.
Começamos nesta semana a exercitar a memorização com pequenos versos. Esse é um exercício que apenas começou, mas esperamos colher bons frutos mais adiante.
Planejar o crescimento intelectual de nossos filhos, definindo as habilidades que desejamos que eles adquiram ao longo do processo, é essencial para que eles se tornem pessoas de bem, que valorizam o conhecimento com amor e Deus no coração.
A seguir confiram alguns momentos marcantes dessa semana de estudos:
Antes de iniciar os estudos Martin arruma sua própria cama.
A leitura diária da Bíblia faz com o dia transcorra mais harmonioso.
Martin alterna em leituras da Bíblia de forma silenciosa e em voz alta.
A leitura de enciclopédias e coleções é uma excelente forma de aprender novos conteúdos.
Os meninos passam grande o parte do dia entretidos com seus livros. A leitura diária ativa a imaginação e é uma forma de incentivar o aprendizado autodidata.
Esta semana também utilizamos o notebook para algumas atividades educativas:
Um abraço e até a próxima semana!
1 menção
[…] “A Conquista da Matemática”. Michael utilizará planilhas de exercícios do método Kumon. Durante o ano, usaremos como material de apoio o livro “Matemágica” da coleção […]