O objetivo deste segundo volume da série de “Gramática” é ensinar ao estudante a habilidade de compreender e aplicar, à sua escrita, as técnicas e conceitos fundamentais da Sintaxe em Língua Portuguesa. Ao esclarecer em linguagem simples a terminologia e a conceituação complexa da Sintaxe, o estudante, ao completar este volume, demonstrará imenso progresso em sua escrita e na compreensão de alguns temas espinhosos na Análise Sintática.
Testada no ensino de crianças de 9 a 16 anos, esta obra se destina a complementar e auxiliar o aproveitamento do Programa de Composição Clássica e do Curso de Redação Prático e Completo, mas certamente será valioso acréscimo a todo estudante interessado no domínio da Gramática da Língua Portuguesa.
Quando entendemos a Gramática como a Ciência e a Arte de belamente falar e escrever, a Sintaxe se torna a Ciência e a Arte de belamente dispor essas palavras em frases para estabelecer comunicação com nossos semelhantes.
Ora, se a Sintaxe é o fundamento da bela escrita e da bela fala, o foco do ensino deve ser na aplicação prática dos seus conceitos à composição de boas frases. O estudante precisa ser capacitado a usar conscientemente esses conceitos na produção de seus textos, não se limitando a decorar uma profusão de termos técnicos estranhos sem relacioná-los ao ato de escrever. A cada lição, o estudante deve aprender um conceito que ponha em prática imediatamente, galgando um novo degrau na longa escada que elevará seus textos ao nível dos grandes mestres de nosso idioma.
É preciso lembrar que nossa intenção, em toda esta série, não é criar uma “Gramática completa da língua portuguesa” para competir com as atualmente disponíveis no mercado, mas complementá-las com informações e explicações que, por alguma estranha razão, os seus autores acharam por bem omitir, como se fossem noções óbvias, intuitivas, ao alcance de todos.
Este livro começa com uma introdução aos conceitos técnicos fundamentais: frases, tipos de frases, quando utilizá-los, orações, sujeito, predicado e tipos de verbos.
Em seguida, dedicamos três capítulos ao que chamamos de “Síntese Sintática”, isto é, aos múltiplos problemas práticos enfrentados pelo escritor durante a redação de frases. Primeiro, abordamos as inversões, concentrando-nos em como e quando deveríamos empregá-las.
Depois tratamos das condições de inteligibilidade da frase, isto é, das razões pelas quais uma frase pode ou não ser considerada inteligível por um leitor versado em nosso idioma.
O terceiro capítulo da série dos Elementos de Síntese Sintática introduz os componentes básicos da composição por Coordenação e Subordinação – isto é, a Arte de belamente escrever períodos compostos.
Finalmente, um volume de introdução à Sintaxe não estaria completo sem abordar um dos temas mais difíceis para nossos estudantes: a Pontuação. De forma simples e leve, abordamos nesse capítulo a pontuação gramatical e a expressiva, bem como os usos típicos de cada sinal de pontuação.