Chegou o ano III do Programa de Composição Clássica! Seguindo o modelo de grande sucesso adotado nos anos I e II, o terceiro ano é dedicado ao estudo e ao treinamento dos conceitos e técnicas fundamentais da linguagem poética e da prosa literária e acadêmica. Ao completar este terceiro ano, seu estudante terá em mãos o conjunto básico de conhecimentos e habilidades para expressar-se por escrito em Português correto, vívido e brilhante, abrindo caminho para o desenvolvimento e amadurecimento de seu talento literário e de suas capacidades intelectuais enquanto segue os passos dos maiores escritores brasileiros e portugueses.
Quais são as novidades do Ano III do Programa de Composição Clássica?
O objetivo deste terceiro ano do Programa de Composição Clássica é aprofundar o estudo da técnica da boa escrita em Língua Portuguesa, capacitando seu estudante a escrever textos cada vez melhores em prosa literária e acadêmica, além de oferecer toda a orientação para que ele componha os próprios poemas. Como nos anos anteriores, toda a orientação é dada através do exemplo de grandes escritores brasileiros e portugueses.
Os nove módulos do Ano III contém explicações que são mais longas e detalhadas, com instruções passo a passo para aplicar as técnicas e conceitos gramaticais e de estilo aos seus textos. A ênfase deste terceiro ano do Programa é no aperfeiçoamento progressivo da qualidade de suas frases e parágrafos e treinar o estudante no planejamento de seus textos acadêmicos.
O que mudou nos exercícios?
Tal como nos Anos I e II, a dificuldade das tarefas cresce lenta e continuamente, para que o estudante evolua sempre, acumulando habilidades essenciais sem enfrentar obstáculos intransponíveis. Todos os módulos incluem um “livro do aluno” e um “livro do educador” com as respostas dos exercícios e toda a orientação necessária para ajudar seu estudante a obter o sucesso desejado. Há também muitos novos modelos de exercícios e jogos para treinamento e aperfeiçoamento de habilidade.
Meu estudante já é muito bom em leitura e escrita. Posso começar pelo Ano III sem passar pelos Anos I e II?
Caso você decida começar o Programa de Composição Clássica pelo Ano III, é importante saber quais são as habilidades que seu estudante deve dominar para um máximo aproveitamento:
- Fluência de leitura.
- Uso de dicionários.
- Identificação e criação de figuras de linguagem.
- Técnicas básicas de redação de descrições.
- Pesquisa de referências culturais.
- Definições e aplicações das classes gramaticais e rudimentos de sintaxe.
- Redação de diálogos.
- Composição de frases curtas e longas.
- Inversões dos termos da frase.
- Voz passiva.
- Formação de palavras por derivação e composição.
- Prefixos e sufixos mais comuns na Língua Portuguesa.
- Regência verbal.
- Linguagem simbólica.
- Criação de suspense, efeito-surpresa, tensão e drama na prosa literária.
- Identificação e planejamento do tema de parágrafos.
- Posição das rimas nas estrofes de um poema.
- O canto heroico.
- Metaplasmos e figuras de dicção.
- Composição de frases por coordenação de orações.
- Decisões sobre a extensão dos parágrafos.
Idealmente, seu estudante deveria dominar todas as 21 habilidades da lista acima para bem acompanhar os estudos deste ano III. Porém, ele não experimentará grande dificuldade caso domine pelo menos 15 itens da lista.
Lembramos que o Programa de Composição Clássica não é um simples “curso de redação”, mas um programa de Cultura Clássica. Ao optar por “saltar” os anos anteriores, seu estudante ficará sem acesso a toda a riqueza de informação cultural que incluímos nos anos I e II.