Literatura para 2016

Além dos livros didáticos, selecionamos alguns títulos de literatura para lermos em voz alta, revezando o papel de leitor entre os meninos e eu. O exercício de leitura em voz alta ajuda a melhorar a fluência da leitura, exercita a ouvido, a pronúncia das palavras e a dramatização.

Para o ano que vem, já selecionamos para essa atividade alguns títulos referentes a contos e lendas da Idade Média.

O primeiro título de nossa lista será “O romance de Tristão e Isolda”, de Joseph Bédier, seguido pelo “Robin Hood” de Alexandre Dumas. Além da leitura em voz alta, costumamos incluir nessa atividade uma leitura individual acompanhada de um fichamento dos principais tópicos da obra. Paralelamente, estudaremos, em História, a Idade Média. A ideia é ilustrar com as obras de ficção os conceitos mais áridos de cada período histórico.

No segundo semestre, voltaremos nossa atenção para a obra de Shakespeare. Iniciaremos com uma breve pesquisa da biografia do autor e, na sequência, com a leitura de três adaptações de sua obra para a Língua Portuguesa: “Hamlet”, “Rei Lear” e “A Tempestade”.

O Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.

O Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.

Após a leitura de cada adaptação ilustrada, leremos parte do texto original e exercícios de cópia e memorização de diálogos. Finalmente, esse projeto será concluído com a apreciação das adaptações cinematográficas dessas obras.

E você, já planejou sua lista de leituras para o próximo ano? Caso você tenha alguma sugestão para filmes ou óperas com adaptações de obras de Shakespeare, ficaremos felizes em receber suas indicações!

2 comentários

    • Maria em novembro 4, 2015 às 11:38 am

    Querida Géssica, a senhora disponibilizaria títulos e/ou autores que selecionou para “ilustrar os conceitos mais áridos”?

    Grata,
    Maria

    • gessica em novembro 6, 2015 às 8:54 am
      Autor

    Maria, leio em voz alta para meus filhos desde que eram pequenos. Assim que foram alfabetizados começaram a participar da leitura em grupo em voz alta. As seleções de livros para 2016 foram pensadas de forma que pudessem ilustrar a Idade Média, cultivar o imaginário das crianças com literatura de ficção é importante para as crianças, na medida que forem estudando os fatos históricos, possam entender como eles realmente teriam acontecido naquela época.

    Além das leitura em grupo, cada criança tem uma lista individual de livros de literatura. A leitura é um excelente caminho para dominar o idioma, enriquecer o vocabulário e aprender a escrever frases gramaticalmente corretas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento