Na última quarta-feira, fomos à missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aqui em nossa cidade. A Igreja foi reinaugurada recentemente e ficou muito bonita. O Padre, durante o sermão, falou-nos sobre as vidas de Santa Mônica e Santo Agostinho, destacando o valor de uma vida de orações.
Como cristã e como mãe, tenho o dever de manter fortalecidos na fé e guiar nos valores cristãos os meus dois filhos. Ao chegar em casa, conversamos sobre a vida de Santa Mônica e Santo Agostinho, principalmente para verificar o que haviam entendido. Me abraçaram e pediram para “rezar para o papai” – meu marido estava com viagem marcada para a manhã seguinte. Crianças são simples, rezam pelo que vivem e transbordam carinho pelas pessoas que amam. Foi quando lembrei que eu tinha um livro ilustrado sobre a vida de Santo Agostinho, que ainda não havia lido para as crianças. Martin me perguntou o que era ser um “Santo”.
Mas afinal o que é ser Santo?
“É aquele que ama a Deus, a si mesmo e ao próximo” (Mt 22, 37-39). “É aquele que guarda os mandamentos do bom Deus” (Mt 19, 17). “É aquele que tem a alma lavada no sangue de Jesus Cristo” (2 Cor 7, 1; 1 Jo 1, 7. 9). “É aquele que vive separado das coisas mundanas e vive unido pela graça para o serviço do Reino de Deus” (Lc 9, 57-62; 1 Jo 2, 15-17). Pensando nessa conversa com os meninos, e nos valores da vida Cristã, vamos dedicar o mês de setembro aos Santos e Mártires da Igreja.
“Santo Agostinho disse que Maria é a “forma Dei”; a fôrma onde Deus gera santos. Buscar a santidade sem o auxilio da Virgem Maria é um caminho doloroso, mas com ela é “caminho suave, rápido e seguro”, diz São Luiz de Montfort. Sem a ajuda da Virgem Maria muitos desistiram na caminhada da santidade.” – Veja mais em Como podemos alcançar a santidade, prof, Felipe Aquino.
Neste mês de setembro, antes de iniciar nossas manhãs de estudos, leremos sobre a vida do Santo de cada dia. Esta segunda, dia 01/09, é dedicada a Santa Beatriz.
Beatriz nasceu no Século XV, em Ceuta, norte da África, cidade que, nessa época, se encontrava sob o domínio da coroa de Portugal. Beatriz nasceu portuguesa, portanto, e seu pai foi governador de Ceuta. Ainda pequena, mudou-se para Portugal com sua família, que cultivou na menina uma profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição.
Oração a Santa Beatriz
Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós.
Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém