A seguir, compartilho com vocês o conteúdo que foi ministrado em nossa primeira aula de arte.
Arte rupestre e cores como forma de comunicação
O ser humano, antes de desenvolver a escrita, retratava sua vida em pinturas nas cavernas. A Arte Rupestre surge quase simultaneamente durante o período Paleolítico Superior em diferentes lugares do Planeta Terra.
Arte rupestre é o nome que se dá às mais antigas representações simbólicas do homem, gravadas em abrigos protegidos ou cavernas, em paredes, tetos rochosos e superfícies de pequenas pedras.
As cavernas que contêm essas pinturas, preservadas no tempo pelo clima e protegidas pelas sombras dos raios ultravioletas do Sol, são consideradas os primeiros museus da humanidade.
Como se faziam as cores e tintas nesta época?
Acredita-se que os materiais mais usados como aglutinante para as pinturas rupestres foram o sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. A cor era obtida misturando-se o pó de rochas, com destaque para o óxido de ferro, que tem a coloração vermelho-alaranjada.
Cores Primárias e Secundárias
As cores primárias, são também conhecidas como “cores puras”, pois são cores que não se formam por nenhuma mistura de outras cores.
Com a mistura das cores primárias formamos outras cores, estas são chamadas de cores secundárias.
Atividade prática
Material necessário: Tinta guache amarela e vermelha, pedra de rio ou superfície similar.
Fazer uma pintura no estilo rupestre utilizando apenas a combinação, em diferentes proporções, de amarelo e vermelho. Como mídia, pode ser utilizada uma pedra grande, azulejo de cor clara, ou até um pedaço de telha. É importante que a criança sinta a textura do material com o intuito de remeter a uma ideia de superfície primitiva. Para a pintura, a criança pode tanto utilizar os dedos quanto um pedaço de galho seco para fazer os detalhes.
Seguem os resultados obtidos nesta aula:
Se vocês também aplicarem esta aula em casa com seus filhos, por favor, compartilhem as imagens da obras de arte criadas pelas crianças!
2 comentários
Que delícia de aula, Géssica.
Parabéns, cada vez mais encantada pelos teus relatos.
Bjs
Autor
Obrigada Eliane!
Uma semana iluminada para você e sua família 😉 !