O movimento de Educação Clássica Católica no Brasil

Nos dias 02 e 03 de maio participamos, em São Paulo, da Newman Conference 2025 com o intuito de debater sobre a Educação Clássica Católica. O evento reuniu grandes intelectuais, educadores e estudantes católicos interessados em se aprofundar na filosofia das Sete Artes Liberais. Tanto representantes de escolas católicas brasileiras, como famílias educadoras puderam ter um melhor vislumbre dos frutos do movimento educacional de Artes Liberais que tem sido aprimorado ao longo das últimas décadas nos Estados Unidos.

Agradeço, imensamente, ao professor Anthony Tannus Wright, idealizador e principal organizador deste evento. Sobretudo, no que diz respeito a seleção dos palestrantes que compartilharam conosco sua trajetória na Educação Clássica.

Nas imagens a seguir, reunimos os professores que formam professores, que formam outros professores que formarão, também, uma nova geração de professores! Na primeira foto, da esquerda para direita: os professores Gustavo Ribeiro e Felipe Rodrigues, ao lado, um dos grandes palestrantes do evento, o Dr.  Andrew Seeley que proferiu palestras memoráveis, seguido de seu aluno e também nosso grande professor Lucas Fonseca. Na sequência, a professora Kemily Rodrigues, eu mesma, meu filho Michael Hellmann, e ao seu lado, o jovem José Gabriel Fernandes Bueno e a professora Maria Clara Guimarães. Todos, com exceção do Andrew Seeley, são alunos do professor Lucas Fonseca.

Na segunda imagem, professores e alunos do Colégio Santíssimos Corações da cidade de Itapetininga, interior do Estado de São Paulo.

Em parte, o movimento da Educação Clássica Católica principia com famílias preocupadas em fornecer uma melhor educação para seus filhos. Um dos frutos, ao longo dos anos seguintes, foram a criação de escolas americanas Católicas de Artes Liberais.

Encontramos um processo muito semelhante no Brasil, iniciado pelo movimento de famílias educadoras católicas, que já haviam despertado para o estado caótico e o resultado calamitoso de grande parte das instituições de ensino no Brasil, principalmente no que se refere a qualidade, segurança física, moral e intelectual. Grupos de famílias educadoras têm se unido, em diferentes regiões brasileiras, com o propósito de estabelecer escolas de Educação Clássica Católica para fornecer uma educação de qualidade, tanto no aspecto intelectual quanto na formação moral, aos estudantes católicos brasileiros.

Nos últimos anos, tenho o privilégio de orientar algumas dessas instituições, principalmente no que se refere a formação continuada de professores e a elaboração do plano de ensino anual. Entendo como uma missão necessária cujos frutos serão colhidos pelas próximas gerações. A educação é um ato de amor, é um redirecionar o olhar, uma conversão da alma — como já afirmava Platão — para a Verdade. É uma missão que ultrapassa a pessoa do mestre, pois o objetivo é despertar os corações de nossos alunos para que eles possam transmitir tudo que aprenderam ao longo do caminho para as próximas gerações.

Concluo com mais alguns registros do Newman Conference 2025:

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento