Programa de Composição Clássica: ideias e fundamentos

Segundo Paul Abelson, no livro “As sete Artes Liberais – um estudo da cultura medieval” (1), o estudo da Gramática na Idade Média compreendia a Literatura, o vocabulário e as referências culturais. As normas gramaticais eram estudadas a partir dos textos; o estudante também era levado a compreender os recursos de elocução e, à medida que avançava, iniciava-se o exercício da escrita imitativa. O objetivo final era o domínio completo da expressão escrita da linguagem.

O Programa de Composição Clássica revive exatamente esse objetivo: a compreensão profunda de textos literários tendo em vista o desenvolvimento da habilidade de escrever com graça e estilo.

Menino escrevendo ao lado da irmã. Albert Anker (1831-1910)

Muitas pessoas me questionam para que idade seria indicado o Programa de Composição Clássica Ano I.  O primeiro fator a compreender é que este programa não possui um formato de “livro didático escolar” que se baseia em ensinar “conteúdo por idade”. No Programa de Composição Clássica, ensinamos técnicas essenciais para compreensão correta de um texto bem escrito em Língua Portuguesa, bem como habilidades essenciais para o desenvolvimento da escrita. Sendo este o caso, qual seria o requisito mínimo para avaliar se um estudante está apto a seguir com sucesso o Programa de Composição Clássica Ano I? Apenas um: que a criança esteja alfabetizada há pelo menos um ano, ou que já consiga ler com alguma desenvoltura um texto com até 10 linhas.

No decorrer deste ano de 2019, crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos exercitaram-se no Programa de Composição Clássica Ano I. As crianças mais novas costumam seguir um ritmo mais lento, completando uma lição a cada duas semanas. Já crianças a partir de 8 anos, quando bem alfabetizadas, conseguem perfeitamente completar uma lição por semana estudando 30 minutos a cada dia. Já um estudante de 15 anos provavelmente completará cada lição em bem menos tempo.

Jovem redigindo uma carta. Johanne Dietrichson (1837-1921)

Os textos selecionados a cada lição podem ser apreciados por estudantes de todas as idades.  As habilidades gradativamente desenvolvidas a cada módulo são as mesmas de que todos os brasileiros de todas as idades precisam para dominar a arte da escrita em Língua Portuguesa. As explicações, as técnicas e os exemplos fornecidos a cada etapa de aprendizagem no Programa de Composição Clássica são planejadas de tal forma que tanto uma criança de 8 anos quanto um jovem de 15 podem entender e seguir sem dificuldade.

Em resumo, o Programa de Composição Clássica Ano I desenvolve habilidades que devem ser treinadas e estudadas antes de encaminhar-se para as etapas posteriores, que chamamos de Ano II, Ano III, Ano IV e Ano V. Cada novo Ano do Programa é planejado para dar suave continuidade às técnicas e habilidades que o estudante terá desenvolvido no Ano anterior.

As avaliações e comentários que temos recebido ao longo deste ano por todas as famílias que adquiriram o Ano I são excelentes e nos dão a certeza que estamos contribuindo para recuperar a riqueza de nosso Idioma Pátrio e para criar uma nova geração de excelentes jovens escritores.

É com imensa alegria anunciamos que dentro de poucos dias o Programa de Composição Clássica Ano II será disponibilizado para venda. Fiquem atentos às novidades publicadas em nosso site e nas redes sociais! Se quiser receber alertas em seu e-mail – enviamos no máximo, uma vez por semana! – basta preencher o formulário abaixo!


(1) ABELSON, Paul. As sete artes liberais: Um estudo sobre a cultura medieval. Campinas: Kirion, 2019.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento