Floresce um novo escritor

No início deste ano, o jovem João Pedro Gonçalves Gomes, 14 anos, iniciou seus estudos com o Programa de Composição Clássica Ano I. Atravessou os campos outonais estudando em profundidade belos textos literários. Seguiu adiante com o Programa de Composição Clássica Ano II, no qual já se encontra no sétimo módulo. Com os exercícios propostos neste programa sua escrita amadureceu e, neste clima primaveril, floresce um novo escritor.

Vitoria Regia no Pantanal Marimbus. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Water_lily_-_Pantanal_Marimbus.jpg

Pantanal

por João Pedro Gonçalves Gomes

Ascende Febo em seu formoso carro áureo; em seu eterno sono exulta Gaia, a Mãe-Terra. O domínio de Netuno reflete o brilho d’ouro, fauna e flora são tomadas pelo regozijo.

Araras por entre as árvores chalreiam; os guarnecidos jacarés emergem das águas para se deleitarem com a luz solar; Vitórias-régias flutuam em seu esplendor; plantas cobrem o solo em um verde tapete de aparência insondável; inúmeros peixes mostram seus dorsos multicolores na água.

À medida que o tempo passa, se intensifica o movimento, a cadeia alimentar exerce seu poder sobre o ecossistema. Fogem os belos peixes com a chegada das ágeis ariranhas, plantas são devoradas por capivaras, pequenas batalhas se travam em vários pontos do Pantanal. Ao fim do dia, chega Deméter com sua esplendorosa carruagem e os domínios da água obedecem ao argênteo brilho que dela advém. Alguns sobreviveram aos embates de outrora, mas sabem que mesmo durante a ambrosial e aconchegante noite se deve estar vigilante: qualquer descuido pode ser fatal.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento