O texto a seguir foi redigido por Michael Hellmann, 13 anos e resulta do exercício de escrita proposto na lição 65 do livro “Curso de Redação Prático e Completo“:
O que é ser socialista?
No escrito do finado professor Olavo de Carvalho: “O que é ser socialista?”, o autor expõe o ideal socialista, suas consequências e porque ele é paradoxal. Professor Olavo inicia seu artigo exibindo os esfacelos do socialismo que chacinou mais de 100 milhões de pessoas e espalhou a penúria onde foi efetivado. Após isso, ele explica que o socialista militante sempre encontra uma tergiversação para explicar esse cataclismo, afirmando que são apenas vicissitudes esporádicas sem conexão com o supositício e umbrático “ideal superior” socialista. Ulteriormente, ele explica que o socialismo consiste em elidir as diferenças econômicas por meio do poder político, e como isso é contraditório pois, para o governo superintender o poder econômico ele deve sorvê-lo para si. O autor conclui que não é mera coincidência a existência de uma elite burocrática dotada de poder despótico e um chorume pernóstico, mas a decorrência inelutável da doutrina socialista.
Fonte primária selecionada pelo estudante para este exercício: (Carvalho, Olavo de. O mínimo que você precisa para não ser um idiota. Rio de Janeiro: Record, 2013, pg. 119-120.