Seguimos os estudos sobre “A História do Século XX” com a obra de Martin Gilbert. De forma cronológica, o autor expõe os principais acontecimentos no mundo, ano a ano: “desde o despontar da aviação até o florescimento da era tecnológica; da Primeira Guerra Mundial à posse de Franklin Roosevelt como presidente dos Estados Unidos e Hitler como chanceler da Alemanha; das guerras na África do Sul, China, Etiópia, Espanha, Coreia, Vietnã e Bósnia ao Apartheid, a corrida armamentista, a aterrissagem na lua e a alvorada da era computacional. Gilbert vai da Revolução Húngara aos confrontos entre israelenses e palestinos; do colapso do comunismo no leste europeu à dissolução da União Soviética.”
O autor, a princípio, procura manter uma posição neutra perante os fatos. Sabemos que essa aparente “neutralidade”, como a maioria dos historiadores modernos, tende a uma interpretação um tanto liberal dos fatos. Mesmo, com essas ressalvas, o livro nos permite uma ampla visão do conjunto de acontecimentos no século XX.
Como já estudamos anteriormente o liberalismo e suas consequências práticas, em nosso Grupo de Estudos para jovens católicos, se torna possível compreender quais são as ideologias que favoreceram ou influenciaram os fatos históricos narrados pelo autor. Essencialmente, é uma leitura recomendada para estudantes da fase retórica.
Em paralelo a esta leitura, temos estudado o curso ministrado pelo Pe. Luiz Cláudio Camargo, da FSSPX (Fraternidade Sacerdotal São Pio X) em 2017 “Fátima e a experiência soviética“. Como sempre, a exposição do Pe. Camargo é excelente, minuciosa, sempre refletindo todos os acontecimentos à luz da Verdade revelada transmitida pela Igreja Católica.