No dia 01 de setembro estudamos sobre Santa Beatriz nascida na cidade de Ceuta em 1424. Ao ouvir o nome da cidade Martin rapidamente lembrou do que lemos na semana anterior em História sobre a “Tomada de Ceuta“, a Guerra Santa do Rei de Portugal em 1415. Então aproveitei para explicar para as crianças que a Santa Beatriz nasceu 9 anos depois da conquista de Portugal e vivia justamente nessa mesma época.
Em 02 de setembro iniciamos a manhã de estudos com Santa Doroteia nascida em Cesareia da Capadócia no Século III. Santa Doroteia teve seus pais martirizados. Em sua liberdade e formação herdada principalmente dos pais, Doroteia escolheu viver sua juventude na castidade perfeita, em jejum e com muita oração, atraindo desta maneira a afeição daqueles que eram testemunhas de sua humildade, doçura e prudência.
Expliquei aos meninos que nesta época os cristãos eram perseguidos pelos imperadores Romanos. Logo após a leitura apreciamos dois belos retratos feitos no século XVI um pelo artista Francisco de Zurbarán e outro por Véronèse:
Martin e Michael fizeram sua própria versão de Santa Doroteia em pastel seco sobre papel:
Em 03 de setembro estudamos sobre São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja, nascido em Roma no ano 540 numa família nobre que muito o motivou à vida pública. Gregório chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses devido sua constante renúncia de si mesmo. Atingido pela graça de Deus, São Gregório chegou a vender tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja. Anos mais tarde São Gregório entrou para a vida religiosa. Com a morte do Papa da época, São Gregório foi o escolhido para “sentar” na Cátedra de Pedro no ano de 590, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.
Nesta mesma manhã passamos o dia realizando outras atividades de estudos ao som dos cantos gregorianos, foi uma experiência muito gratificante.
No dia 04 iniciamos com a leitura sobre Santa Rosália, nascida em Palermo em 1130, viveu por alguns anos na corte de Rogério II, rei da Sicília. Quando tinha quatorze anos, a Santíssima Virgem apareceu-lhe e aconselhou-a a deixar o mundo. Rosália foi então viver numa gruta no monte Quisquita durante alguns meses e depois foi para o cimo do monte Pellegrino onde acabou por escolher este lugar até o fim de sua vida como lugar de retiro, pela áspera solidão que ofereciam seus penhascos rochosos inclinando sobre o mar azul.
De segunda a quinta-feira nossa rotina iniciou com o estudos da vida dos Santos Católicos, seguido de exercícios de português, matemática e leitura em voz alta.
Já na sexta-feira optamos por exercitar a leitura em grupo, intercalando com explicações e esquemas visuais. Foi enriquecedor e altamente produtivo. Abrimos a manhã de estudos com a leitura sobre a Beata Teresa de Calcutá. Em seguida fizemos um resumo sobre tudo que já havíamos estudado em História neste ano. Em cada etapa as crianças resumiam com suas próprias palavras o que lembravam do conteúdo estudado.
Em seguida fizemos a leitura de mais algumas páginas do livro de Eduardo Bueno “A viagem do Descobrimento”. Este é um livro que estamos lendo de forma lenta e com bastante ênfase na dramatização. É muito importante que nossos filhos conheçam sua própria História e a História de seu país.
Encerramos a manhã com a leitura de algumas páginas do livro “O nosso mundo” com destaque especial para os capítulos: “A história de um rio”, “O trabalho de um rio”, “Como nasce um desfiladeiro”, Onde os rios encontram o Mar”, “Lagos” e “Água subterrânea”.
Estes foram os livros utilizados nos estudos da primeira semana de setembro:
Fonte das Histórias de Santos Católicos: http://santo.cancaonova.com/