Já faz algum tempo que eu desejava escrever sobre a notável contribuição pedagógica de Mário Bachelet através da publicação de riquíssimos livros de Gramática, de Antologias e outras tantas obras organizadas e comentadas por Bachelet.
Neste artigo apresentarei inicialmente a belíssima série de livros didáticos destinado ao estudo da Gramática publicadas pelo autor para os Irmãos Maristas até a década de 1960.
A primeira obra, de sua autoria, que me caiu as mãos foi o “Novo Manual da Língua Portuguesa” destinados a alunos do Curso Médio (10 a 13 anos) publicado em 1932. Como este livro é organizado? O livro é organizado em formato de perguntas e respostas, seguindo o modelo dos catecismos católicos tradicionais.
Cada lição apresenta um diferente assunto gramatical, seguido de exercícios gramaticais; textos para leituras e recitação, estudo de vocabulário e elocução (questionamentos referente ao texto apresentado); e sugestão de um exercício de composição. O Novo Manual da Língua Portuguesa – Curso Médio escrito por Mário Bachelet possui diversos textos literários católicos, dentre outros textos de autores em língua portuguesa com preciosíssimo vocabulário. Este livro é dividido em duas partes, a primeira com 41 lições e a segunda parte com 20 lições. No total o livro oferece 1052 exercícios para o aprendizado da língua pátria.
A obra possui também os selos: 1° Nihil obstat, expressão latina que significa “nada obsta”, que consiste na aprovação oficial do ponto de vista moral e doutrinário de uma obra que aspira ser publicada, realizada por um censor da Igreja Católica; e 2° pelo selo Imprimatur, termo latino que se refere à permissão ou autorização concedida por autoridades eclesiásticas para que determinado texto seja impresso.
Qual não foi minha felicidade quando por ventura encontrei o “Novo Manual da Língua Portugueza – Curso Médio – Livro do Mestre” (sim com z pois esta publicação, mesmo com publicação posterior em 1937, contém ortografia antiga). Este Livro do Mestre apresenta os exercícios corrigidos e conta com diversas leituras extras que o mestre deveria ler para o aluno antes dos exercícios destinados ao treino da composição.
O encanto com a leitura destes livros me fez constatar que no Brasil um dia soube-se realmente ensinar bem o idioma pátrio, assim como também sabia-se ensinar utilizando os princípios de uma Educação Clássica verdadeiramente cristã e, neste caso, Católica.
Passei semanas, meses a procura de outros exemplares desta mesma série de manuais de Língua Portuguesa. Em minha coleção atual tenho a satisfação de contar com os exemplares do aluno e do professor para o Curso Secundário (14 a 15 anos) e o exemplar do aluno para o curso elementar (6 a 9 anos).
O livro destinado ao Curso Secundário é dividido em três partes: 1ª destinado aos estudos de gramática, poesias, textos em prosas e composição; 2ª aos estudos da frase, poesia, trechos de literatura selecionados e composição; 3ª estilo de composição e estudos de poesias e textos selecionados. Ao todo o livro apresenta 758 exercícios.
Já o livro destinado ao Curso Elementar possui 632 exercícios e uma bela introdução de noção gramatical.
Ao procurar informações biográficas sobre o autor, Mário Bachelet, pouco encontrei a não ser a menção como autor em diferentes publicações disponíveis em sebos, catálogos de bibliotecas e, uma única menção como autor no site da Academia Brasileira de Letras. Quem foi, qual sua formação, sua vida, pouco sei. O valor gerado por suas obras estará para sempre marcado em meu coração!