Adquiri alguns anos atrás o livro de Paul Abelson “As sete artes liberais – Um estudo sobre a cultura medieval“.
Nesta obra, o autor faz um estudo detalhado dos manuais e materiais didáticos usado nas escolas medievais com o intuito de identificar os objetivos e as características do ensino das 7 artes liberais ao longo dos séculos. Paul Abelson esclarece, por exemplo, a importância do estudo da literatura da antiguidade, assim como a do início da era cristã, para o domínio da linguagem, essencial ao aprendizado de todas as outras artes.
O autor procura também analisar os métodos de ensino, os objetivos com que eram estudados cada uma das 7 Artes Liberais. Ele não se aprofunda tanto nos frutos produzidos na cultura medieval como outros autores que citarei nos próximos artigos.
Considero uma leitura introdutória para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a prática das Artes Liberais. Também é excelente para quem deseja completar o seu “mapa da ignorância“, ou seja, conhecer quem foram os autores e obras estudados nos mosteiros e escolas medievais. Caso queiram saber mais sobre o que é o exercício do Mapa da Ignorância, incluí em meu livro “Vias Clássicas: Introdução à Prática da Educação Clássica Cristã em seu lar” um capítulo em que trato especificamente deste assunto.