Educação Clássica Cristã: método de ensino ou Filosofia de Educação?

Compreendemos aqui a “Educação Clássica Cristã” como a educação fundamentada nos princípios das Sete Artes Liberais.

As Artes Liberais são “uma divisão de áreas conhecimento e de desenvolvimento da inteligência individual. Elas são agrupadas em dois conjuntos: o “Trivium”, que abrange a Gramática, a Retórica e a Dialética/Lógica; e o “Quadrivium”, que inclui a Aritmética, a Geometria, a Música e a Astronomia. […] À reunião desses dois conjuntos ? Trivium e Quadrivium ? chama-se “Artes Liberais” porque “libertam o homem” para aprender qualquer tema ou assunto de sua preferência. A ideia é a de que o domínio dessas Artes proporciona ao indivíduo as ferramentas essenciais ao desenvolvimento completo de sua inteligência. ”.(1)

Para responder à questão do título – “Educação Clássica Cristã: Método ou Filosofia da Educação?” – precisamos inicialmente definir com clareza o que é “Método” e o que é “Filosofia da Educação”.

Método, segundo o dicionário Caldas Aulete, consiste num “conjunto de meios ou procedimentos racionais para atingir um objetivo”.(2) Ou seja, método é apenas o meio e não a finalidade em si mesma. É possível, muitas vezes, utilizar diferentes métodos para se atingir um mesmo objetivo específico.

“A Filosofia da Educação estuda e abarca os objetivos, formas, métodos e significado da educação. O termo é usado para descrever a análise filosófica fundamental desses temas e a descrição ou análise de abordagens pedagógicas específicas.”(3)

Por conseguinte, compreendemos que a Filosofia da Educação é um conjunto de princípios a partir do qual deriva-se todo o resto – inclusive os métodos. No contexto de uma “Filosofia da Educação”, é indispensável definir com precisão o que se entende por “Educação”; quais são seus objetivos e quais resultados dela se esperam. É a partir desta concepção inicial que se forma a possibilidade de desenvolvimento dos métodos e técnicas de ensino com a finalidade de conquistar os objetivos previamente definidos.

A resposta importante por Florent Joseph Marie Willems

No contexto da Educação Clássica, entendemos “Educação” como a arte de cultivar, exercitar e desenvolver no Homem as faculdades intelectuais, morais, religiosas e físicas.

Tendo assim definido o conceito de “Educação”, devemos agora responder: (1) Qual o papel do educador e do educando nesse processo? (2) Quais sãos os objetivos e resultados almejados na Educação Clássica?

A Arte de Educar é acima de tudo um ato de Amor do educador e do educando. O educador deve ser um farol a iluminar o caminho do estudante; deve ser firme, paciente e amoroso no momento de corrigi-lo, sem tolher-lhe o espírito, nem sua força criativa. Do educador, espera-se um exemplo digno de ser imitado. Já do educando, deve emergir um amor e uma disposição pelo aprendizado intelectual e moral, pela vivência de uma vida virtuosa, pela constante superação de vícios, além de inclinar-se pela apreciação de tudo o que é Bom, Belo e Verdadeiro. O aprendizado deve ser um processo ativo por parte do estudante, pois é do seu íntimo que emergirá a vontade e a constância necessárias ao seu próprio crescimento intelectual.

Mas qual é a relação entre a busca do conhecimento e da Verdade e a Educação? O homem é um ser racional, inteligente por natureza, que pelo intelecto adquire o conhecimento. Para tanto usa a Razão e a Lógica para distinguir o verdadeiro do falso; o certo, do errado.

A Verdade não é relativa, uma “questão de opinião”: é um valor absoluto.

Segundo São Tomás de Aquino a Verdade não é um objeto, mas uma propriedade de juízo, e que este patenteia a índole eminentemente ativa do intelecto, o típico poder cognitivo do ser humano. […] Quando o sujeito aprende a verdade, ele está, ao mesmo tempo, aprendendo o ser da coisa julgada e entendida.(4)

Do mesmo modo, a Verdade, a Bondade e a Beleza também são valores absolutos e não meras questões de gosto ou opinião. Quando tratamos da Beleza, não compreendemos apenas a sua externalidade superficial, mas a sua completude simbólica, moral e física. Estes três valores, quando apreciados e vivenciados, provocam no ser humano um arrebatamento, um elevamento, aproximando-o da suma e primeira Verdade, que é Deus.

“De todas as coisas a serem procuradas, a primeira é a Sapiência, na qual reside a forma do bem perfeito”. A noção de sapiência representa algo mais do que a ‘sabedoria’ e pode ser definida como a ‘mente de Deus’”.(5)

No processo de crescimento intelectual, o primeiro passo essencial é, indubitavelmente, o domínio da linguagem. Esta habilidade é desenvolvida nas Artes do Trivium. Sem o domínio da linguagem não é possível o desenvolvimento completo do raciocínio lógico, o qual é essencial na obtenção do conhecimento.

E como se adquire o domínio da linguagem? Memorizando regras gramaticais, repetindo-as como um “papagaio” sem entender em profundidade sua aplicação prática? É certo que a memorização faz parte do processo de aprendizagem. Mas é imperioso embrenhar-se no tema em estudo; por exemplo, absorver o que há de mais belo na Literatura de um idioma, impregnar-se dos belos textos e obras, empreender um estudo aprofundado do vocabulário, das regras gramaticais, da linguagem simbólica e das técnicas de estilo de escrita em um idioma. O mesmo podemos dizer da Música e das Artes Visuais. É preciso que o estudante se impregne do que há de belo nessas Artes, para então estudar a sua riqueza simbólica, a técnica, a época em que foi criada, a trajetória de seu autor.

Também não é diferente o procedimento no estudo da disciplina da História, Ciências ou Matemática. É preciso absorver a técnica do raciocínio, a importância das descobertas, a sequência de fatos e acontecimentos antes de selecionar o que, de tudo isso, devemos reter na memória. E, prosseguir então, elaborando o “nosso mapa da ignorância”, ou seja, “a descoberta de tudo o que nos falta estudar, ler e saber para efetivamente entender um assunto”. (6)

Nos tempos atuais, dividimos o conteúdo e as habilidades essenciais das Artes Liberais em “Fase Gramatical, Fase Lógica e Fase Retórica”. Esta divisão significa apenas que a maior parte do conteúdo que ensinaremos a nossos filhos em cada faixa de idade se aproximará mais de uma das Artes do Trivium do que das demais.

Quando dizemos que, na “Fase Gramatical”, é essencial a memorização, é especificamente no sentido acima descrito: a seleção cuidadosa do tema a ser estudado, a leitura ou apreciação profunda deste tema, para somente a partir deste ponto, selecionar as definições, regras e principais ideias que devemos reter em nossa memória para aprendizado e aprofundamento posterior.

É assim que absorvemos aprendemos tudo o que é Verdadeiro, Bom e Belo. É desta forma que aperfeiçoamos o nosso intelecto.

É essencial uma grande absorção das Artes da Linguagem (Trivium) para a compreensão e o desenvolvimento das Artes dos números (Quadrivium). As Artes dos números nos auxiliam a ordenar o que é prioritário. Segundo Cassiodoro, é pelo estudo das Artes dos números que somos ensinados a não ser enganados, por sua íntima relação com o entendimento das coisas do mundo, conduzindo-nos ao desenvolvimento moral que harmoniza o homem com a criação Divina.

A Educação Clássica Cristã tem por finalidade a formação completa do ser humano, corpo e alma, com suas faculdades gerais e suas qualidades individuais.

Muitas vezes, usa-se incorretamente o termo “método” para definir a Educação Clássica. Eu mesma, no início de minha trajetória de estudos e formação intelectual, cometi este equívoco. Quando empreendemos a busca pelo entendimento da realidade circundante, pelo desenvolvimento de nosso intelecto usufruindo dos benefícios duma Educação Clássica, o primeiro fruto evidente é a aquisição paulatina do domínio da linguagem.

O primeiro passo para o domínio da linguagem é compreender o sentido exato de cada termo que empregamos para nos expressar. É altamente recomendado o exercício contínuo de definir e compreender o sentido exato de cada palavra-chave que empregamos em nossa comunicação oral e escrita.

Como educadores, precisamos compreender a Educação Clássica como uma proposta filosófica ampla. É primordial a assimilação de seus objetivos e de sua finalidade filosófica.

Em resumo:

1. A Educação Clássica Cristã fundamentada nas Artes Liberais é uma Filosofia da Educação, não um “método”.
2. O domínio das Artes Liberais proporciona ao indivíduo as ferramentas essenciais ao desenvolvimento completo de sua inteligência.
3. Devemos priorizar a profundidade e a qualidade dos assuntos estudados ao em vez de optar por um estudo superficial de uma grande quantidade de temas.
4. É essencial o domínio da linguagem para o desenvolvimento de nossa inteligência.
5. A memorização é um fator imprescindível para a aprendizagem. Mas é preciso compreender e estudar a coisa ou assunto a ser memorizado. Não devemos nos tornar “meros papagaios” mas, sim, reservar o recurso da memorização para as ideias e definições principais de temas estudados em profundidade.
6. A Verdade, a Bondade e a Beleza são valores absolutos e concretos, não relativos ou abstratos.
7. O aprendizado é um processo ativo por parte do estudante, um ato de amor do educando e do educador.

Notas de fim:
1,5,6 – HELLMANN, Géssica. Vias Clássicas: Introdução a Educação Clássica em seu lar. Fonte: https://www.gessicahellmann.com/produto/vias-classicas-introducao-a-pratica-da-educacao-classica-crista-em-seu-lar/
2 – Fonte: http://aulete.com.br/m%C3%A9todo
3 – Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Philosophy_of_education
4 -NUNES, Ruy Afonso da Costa Nunes. A ideia de verdade e a educação. Kirion, 2019.

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