Assumir a educação integral dos filhos é um ato de amor

Educação Domiciliar

Quando me questionam sobre a educação domiciliar, costumo dizer que, em primeiro lugar, a educação domiciliar não é para todos. Por quê? Porque ela exigirá do pai educador – mãe, pai ou tutor – dedicação integral, muito trabalho e esforço que nem todas as famílias têm disponíveis.

A segunda pergunta é: tenho as qualidades essenciais para assumir a educação de meus filhos? Para essas perguntas, lembro que:

  1. Ninguém ama tanto os seus filhos como você. O ensino deve ser um ato de amor. Amor pelo educando, pelo ato de ensinar, pelo valor do conhecimento e pela busca contínua da Verdade.
  2. Você conhece seus filhos melhor do que ninguém. Isso lhe dá uma enorme vantagem no momento de verificar e analisar o quanto seu filho realmente está aprendendo, bem como de escolher o melhor método para vencer suas dificuldades.
  3. Um livro didático deve ser apenas um guia. Não devemos ser escravos dos livros mas, sim, usá-los como guias e ferramentas úteis para o aprendizado.
  4. Você define o ritmo adequado para ensinar cada criança. Como dissemos anteriormente, você os conhece melhor do que ninguém e poderá definir o ritmo mais adequado de aprendizado. Se o seu filho avançar mais devagar numa matéria, não “ficará para trás”. Se, por outro, ele evoluir mais rapidamente em outra matéria, ele não ficará “marcando passo” enquanto espera que os outros aprendam o conhecimento que ele já domina.
  5. Uma educação personalizada é superior a uma educação coletiva. Sempre, em todas as situações. Até mesmo as escolas particulares costumam anunciar suas “turmas reduzidas” como um grande benefício pelo qual cobram mais caro do que o normal.
  6. Não existe método certo mas, sim, o método que funciona melhor para seus filhos. Você descobrirá que cada um de seus filhos aprende de forma diferente do outro e que o método que funciona para um deles nem sempre é tão eficaz com os demais.
  7. Assumir por completo a educação de seus filhos exige dedicação integral, é mais do que um “método” é um verdadeiro estilo de vida. Não há tempo para descanso ou férias. Você sempre estará planejando e repensando o currículo do ano,  pesquisando novos livros e materiais didáticos, aprendendo a cada aula a melhor forma de ensinar.
  8. Encare a si mesmo como um estudante mais experiente do que seus filhos. Você estará sempre estudando junto com eles, aprendendo novos assuntos, antecipando-se a outros. Um pai educador assume uma vida de contínuo aprendizado e desenvolvimento intelectual.

Em resumo, a educação integral dos filhos é um ato de amor dos mais gratificantes e compensadores para quem dispõe de condições para assumi-lo. Avalie com calma sua vida familiar e profissional mas não tema dar esse passo se estiver ao seu alcance.


Homens Famosos da Antiga Grécia (ebook)

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento