O objetivo do Grupo de Estudos para Jovens Católicos é a formação intelectual do jovem para capacitá-lo a discutir temas complexos em alto nível. O grupo de estudos não apresenta um formato de “curso” com aulas expositivas, onde o aluno recebe todo o conteúdo previamente “mastigado”. Em nosso grupo, os integrantes exercem um papel ativo no estudo. A ideia é que os esforços intelectuais dos estudantes conduzam-nos, pouco a pouco, a entendimentos cada vez mais maduros e profundos sobre aspectos importantes da realidade.
Nos primeiros semestres, desenvolveremos técnicas específicas da fase lógica: “Conforme o estudante progride em sua capacidade de relacionar os fatos, ele se dirige cada vez mais rumo à elaboração de conexões cada vez mais complexas e originais, que resultam em ideias próprias que não são simples “palpites”, mas autênticas opiniões dignas de uma discussão pública em alto nível. Essas ideias originais exigem uma forma de expressão mais elevada, com forte ênfase na precisão do vocabulário, na lógica da argumentação e na beleza da apresentação para que sua mensagem seja valorizada por todos os que a receberem. ” (https://vias-classicas.com/beneficios-da-educacao-classica-2-independencia-intelectual/)
O que se espera de um intelectual católico? Que seja capaz de pesquisar e conhecer em profundidade temas de interesse, de desenvolver um raciocínio lógico sobre seus objetos de estudos, de analisar problemas em nossa sociedade e de propor soluções e ações com efeitos a longo prazo.
“Ao longo do processo o jovem entenderá que a busca do conhecimento não pode divorciar-se da aquisição de valores e virtudes, bem como do desejo de contribuir para o Bem Comum. (https://vias-classicas.com/blog/os-oito-beneficios-fundamentais-da-educacao-classica/)
A primeira habilidade a ser desenvolvida é a técnica do fichamento. O fichamento é a organização em forma de tópicos (frases curtas) das principais ideias e fatos apresentados em cada capítulo de um livro. O fichamento tem por objetivo identificar a estrutura dos argumentos e exposição das ideias no texto. O fichamento será sua base para elaboração de uma resenha, o primeiro estilo de texto acadêmico a ser treinado.
No próximo semestre, desenvolveremos a técnica de artigos opinativos, uma habilidade mais madura que a escrita de uma resenha. Ao longo dos semestres, todos os assuntos terão efeito acumulativo, ou seja, as principais ideias estudadas no primeiro semestre estabelecerão o fundamento das próximas obras. O objetivo é, aos poucos, criar uma base de conhecimentos cumulativa que constitua valioso recurso para pesquisa das próximas turmas ao registrar os esforços de cada geração de estudantes que tenha trilhado o caminho proposto.
Garanta sua pré-inscrição para a segunda turma: https://vias-classicas.com/blog/inscricao-grupo-de-estudos-para-jovens-catolicos-fase-logica/