Uma queixa comum dos pais educadores Cristãos em relação aos livros didáticos de História disponíveis no Brasil desta segunda década do século XXI é o seu forte viés ideológico. Ao que parece, o objetivo é doutrinar as novas gerações de brasileiros para que adquiram uma visão antiportuguesa e antieuropeia do nosso passado, deturpando a percepção de nossas origens como povo, nação e país.
Em nossas pesquisas por materiais didáticos para ensino de História do Brasil, encontramos a sublime obra clássica de Cláudio Maria Thomás intitulada “Elementos de História do Brasil – Curso Superior”, publicada entre 1925 e 1928, atualmente em domínio público. Um texto primoroso, rico em detalhes, com foco nos traços de caráter dos principais personagens de nossa História. Além disso, trata-se de autor católico que, como tal, reconhece o papel dos valores Cristãos na formação da Civilização Brasileira, tendo recebido o imprimatur e o nihil obstat da Igreja Católica.
Ao analisar o livro em todos os seus aspectos, sentimos que era a obra ideal para estudo da História do Brasil pelas famílias educadoras brasileiras deste século. Procedemos então a um longo esforço, não apenas de revisão ortográfica e gramatical, mas de ampliação e atualização em todos os seus aspectos:
• Estilo: Atualizamos a pontuação e a sintaxe, além de reescrever diversas frases do original para torná-las mais compreensíveis ao jovem leitor brasileiro contemporâneo.
• Pesquisa de imagens: A obra original era rica em ilustrações em preto e branco porém, muitas já se encontram de difícil reprodução, dada à antiguidade do material impresso. Nossa pesquisa, entretanto, não se limitou à substituição de imagens antigas, mas incluímos diversas fotos e ilustrações de pessoas, objetos e lugares para tornar mais rica a fruição do texto.
• Notas de vocabulário: Mantivemos todo o vasto vocabulário do texto original, pois acreditamos que um dos objetivos de toda obra educativa, seja qual for o campo do conhecimento por ela abordado, deve ser o enriquecimento do vocabulário dos estudantes. Para reduzir a necessidade de consultas a dicionário, incluímos centenas de notas de rodapé com o significado dos termos mais difíceis.
• Notas biográficas: A História é feita por pessoas cuja história pessoal se mescla com os destinos de seu povo e de toda a Humanidade. Essa premissa se faz presente nesta edição com a presença de quadros biográficos onde apresentamos alguns detalhes sobre a vida de alguns personagens históricos que o autor menciona apenas de passagem no texto. A intenção é estimular a imaginação do estudante, dando vida à narração histórica, para além da simples coleção de nomes e acontecimentos.
A obra completa abrange todo o período entre o Descobrimento do Brasil e o início do século XX. A narrativa foi planejada para formação de estudantes do ensino médio (fase Retórica), porém pode ser aplicada com proveito para estudantes a partir do nível fundamental II (fase Lógica – a partir de 11 anos de idade) que já tenham adquirido fluência de leitura, compreensão de narrativas complexas e capacidade de acompanhar o raciocínio de um autor. Com esta reedição ampliada de “Elementos de História do Brasil – Curso Superior”, esperamos contribuir para que as famílias educadoras brasileiras preencham as lacunas de conhecimento histórico do nosso país sem abrir mão de suas convicções religiosas e políticas.
Para facilitar a aquisição pelas famílias educadoras brasileiras, dividimos a obra em 10 módulos, segundo os períodos históricos abordados. Este é o módulo 1, que abrange o período entre 1394 e 1532, abordando os antecedentes da viagem do Descobrimento e as primeiras décadas de domínio português sobre o nosso país.
Adquira já em nossa loja o primeiro módulo da série “Elementos de História do Brasil“.