O segundo capítulo nos faz refletir sobre a responsabilidade dos pais perante Deus em educar seus filhos. Além de nos alertar do perigo da ideologia socialista totalmente infiltrada nas instituições de ensino do ocidente.
“O primeiro e grande mandamento exige que os pais ensinam seus filhos a verdade da palavra de Deus. Ambos os pais e as crianças se beneficiam muito com este mandamento. O nosso próprio conhecimento e compreensão da verdade cresce à medida que comunicamos a verdade aos nossos filhos.” (Bluedorn)
E como é verdadeira essa afirmação! Particularmente, desde que iniciamos nossa educação familiar, tenho lido mais livros do que li em toda a minha formação escolar e universitária. Minha cultura geral ganhou novas proporções, compreendi melhor os princípios e valores que antes me pareciam apenas ideias abstratas.
Desde que meu primogênito nasceu, meu esposo e eu, acordamos de sempre falar a verdade para nossos filhos. Fazê-los perceber que poderiam encontrar em nós bons ouvintes e pessoas sinceras. Foram nossos filhos também que fortaleceram nossa fé em Cristo. A cada filho, uma nova bênção, aprendemos que amor é doar-nos, amor não se divide, amor se multiplica.
Os autores alertam:
“A maneira de destruir a família é separar as crianças de seus pais. E a maneira de separar as crianças de seus pais é a remoção de autoridade familiar na educação.” (Bluedorn)
Este, certamente, é um dos motivos que o Estado Brasileiro – que cada vez mais vem adotando políticas anti-cristãs – tenta a todo momento enfraquecer o laço de confiança entre pais e filhos aos separá-los em tão tenra idade dos cuidados dos pais para receber uma educação terceirizada.
O que vemos atualmente nas escolas é alarmante: implantação da ideologia de gênero com o objetivo não verbalizado de erotizar nossas crianças, incentivando a sexualização ainda na infância. O próximo passo após a implantação da ideologia de gênero é legalizar a pedofilia. Infelizmente isso não é teoria da conspiração, é apenas conclusão lógica das ações e fatos ocorridos nas últimas décadas . Além da sexualização das crianças o relativismo moral é amplamente defendido por educadores socialistas. O objetivo é transformar essas crianças em futuros militantes defensores da ideologia socialista.
Para atingir esse objetivo os educadores socialistas sabem que precisam desestabilizar a família cristã. E desta forma, a educação familiar é um entrave para o programa socialista, pois “fortalece o vínculo mãe-filho”. Principalmente, nós que adotamos um modelo clássico e cristão, estamos preparando futuros (homens e mulheres) com fortes valores cristãos, conhecimento da realidade que os cerca, com ferramentas para serem bem-sucedidos profissionalmente em qualquer área que queiram empreender. Nossos filhos também estarão aptos a liderar a resistência em prol da família cristã no ocidente. Não será uma tarefa fácil, tanto para nós que estamos iniciando esse movimento de educação familiar, como para eles que terão a missão futura de liderar uma massa completamente inapta, não só no idioma pátrio, como em questões culturais, intelectuais e espirituais.
“A melhor maneira de ajudar a família é deixá-la voltar a exercer o papel de educar os filhos, como é ordenado por Deus.” (Bluedorn)
Este é único caminho para a recuperação da família cristã no ocidente. Sabemos que a missão de educar os filhos, no mundo atual, não é possível para todas as famílias. É uma missão que exige dedicação integral, amor incondicional pelos filhos e uma vontade contínua de aprender enquanto ensinamos nossos filhos.
Outro passo fundamental, certamente, será incentivar a amizade de nossos filhos com outras famílias que possuem os mesmos princípios e ideais que os nossos. “Idem Velle Idem Nolle” já dizia São Tomás de Aquino. É preciso cultivar amigos que queiram as mesmas coisas e rejeitam as mesmas coisas que nós. Ensinar nossos filhos a reconhecer a Verdadeira Amizade será um presente inestimável que proporcionaremos a eles.
Índice de artigos desta série:
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudos-da-obra-ensinando-o-trivium-parte-1/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-2/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-3/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-4/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-5
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-6