No final do ano passado, criamos um plano anual no qual havíamos selecionado alguns livros para o ano letivo corrente. Como essa havia sido nossa primeira experiência, no decorrer do ano efetuamos diversas alterações e inclusões nos livros adotados no plano original. A boa notícia é que superamos nossa expectativa inicial tanto em termos de aprendizado, quanto em relação à capacidade dos meninos em assimilar os diversos conteúdos.
Uma das melhores escolhas que fizemos durante o primeiro ano foi a utilização enciclopédias para o aprendizado de Ciências, História e Geografia. Também utilizamos textos narrativos para a explicação de vários períodos da História. Textos em formato narrativo estimulam a imaginação das crianças fazendo com que elas entendam como realmente se passaram os fatos na época em questão.
Desde julho deste ano já começamos a selecionar livros e materiais didáticos para o currículo de 2015. Nossa experiência nos diz que é muito provável que novos livros serão incluídos no decorrer do próximo ano mas, até o momento, os livros que já selecionamos nos deixaram bastante entusiasmados.
Martin, em 2015, estará no Quarto Ano (atinga terceira série) e, Michael, no Primeiro Ano (antiga pré-alfabetização).
Para os estudos de Matemática, Martin utilizará a série “A Conquista da Matemática”. Michael utilizará planilhas de exercícios do método Kumon. Durante o ano, usaremos como material de apoio o livro “Matemágica” da coleção “O mundo da criança” e o livro “Aritmética da Emília” de Monteiro Lobato. Além desses materiais ambos irão exercitar a matemática utilizando o site IXL.
Na disciplina de Português optamos pela série “Caminho Suave” tanto para o Michael quanto para o Martin. Além desses livros, usaremos a consulta a dicionários e ao livro “Novíssima Gramática Ilustrada”. Outro livro que não está na foto acima, que pretendemos adquirir, é o “Descobrindo a Gramática” da editora FTD.
Para os estudos de Ciências daremos continuidade ao livro iniciado essa semana “Você e seu corpo” da coleção “O mundo da criança” cujo conteúdo é focado no corpo humano e o bem estar da criança. Além desse livro, utilizaremos também “O mundo animal” da mesma coleção.
Quanto á disciplina de História, iniciaremos com o livro “Descobrindo o Passado”, da coleção “O mundo da Criança”. Faremos algumas consultas também ao livro “História Mundial”. Estamos com um projeto em andamento da criação de nosso próprio livro da “Linha do Tempo da História”. Em breve apresentaremos detalhes desse projeto. No decorrer do ano, em nossas aulas de leitura, pretendemos ler o livro “Marco Polo” com a narrativa de suas viagens pelo mundo e o livro “A descoberta da tumba da Tutankhamon” de Howard Carter, com introdução de Eduardo Bueno.
Já para a disciplina de Geografia, concluiremos o livro “O nosso mundo” da coleção “O mundo da criança” e utilizaremos informações de mapas, pesquisa em campo e dados do próprio site do IBGE. Nosso objetivo principal para 2015 é o estudo das diferentes regiões do Brasil. Continuaremos também com o projeto “Caixa continente”.
Em nossos momentos de leitura em família, pretendemos incluir a leitura de alguns textos da coleção “Mitologia Greco-Romana”. Também incluiremos outros livros destinados a leituras individuais.
Nós gostamos de unir o estudo da Arte aos estudos de outras disciplinas como Religião, com apreciação de obras Sacras; Ciências, com o desenho passo a passo de animais; Geografia, com desenho de paisagens; e História, com desenho de personagens históricos. Frequentemente consultamos o livro “A história da Arte” de Gombrich, além de diversos e-books sobre arte e técnica de desenho passo-a-passo.
Os livros da enciclopédia “O mundo da criança” são um excelente complemento aos estudos que fizemos com a série “Meu primeiro Larousse”. Enquanto no “Meu Primeiro Larousse” o conteúdo é apresentado de forma mais sintética, tornando-se uma excelente opção para um primeiro contato geral com as disciplinas de História, Ciências e Geografia, a coleção “O mundo da criança” apresenta um texto mais aprofundado. Ambas as coleções superam em qualidade de conteúdo e informação qualquer livro didático do ensino fundamental em português publicado no Brasil.
Para a disciplinas de Inglês ainda não definimos quais materiais ou ferramentas iremos utilizar. Temos também o desejo futuro de incluir o estudo do Latim e, para essa disciplina, planejamos usar o livro “Curso Básico em Latim Gradus Primus”. Falta apenas conseguir incluir essa nova disciplina à grade de horários.
O próximo passo é fazer o planejamento anual e distribuir os diversos conteúdos em 47 semanas.
Uma semana abençoada para todos e que Nossa Senhora continue nos iluminando em nosso compromisso diário de Valorizar o Conhecimento!
1 menção
[…] último artigo, comentei que em nossas aulas de História, Ciências e Geografia utilizamos enciclopédias e […]