O domínio do idioma pátrio é a base para aprender tudo o mais

As crianças aprendem a língua pátria, primeiramente, ouvindo e, na sequência, exercitando o que ouviram através da fala. Quando uma criança adquire uma razoável compreensão da linguagem falada, ela pode ser facilmente introduzida no aprendizado da linguagem escrita. Assim, a parte escrita da língua é mais bem aprendida quando a criança está entre cinco e nove anos. Somente quando a criança já estiver familiarizada com a linguagem escrita é que se deve dar início ao aprendizado da gramática formal.

Martin estudando com seu livro da série "Caminho Suave"

Martin estudando com seu livro da série “Caminho Suave”

Em nossos estudos em casa para o aprendizado do idioma pátrio (língua portuguesa) dedicamos aulas diárias que, em momentos distintos, envolvem  leitura, escrita e gramática. Para conquistar o objetivo de enriquecer o vocabulário e familiarizar-se com os princípios da ortografia e da gramática, Martin lê diariamente algumas páginas de livros, alternando entre exercícios de leitura em voz alta e silenciosa.

Para as leituras diárias em voz alta (15 minutos) estamos utilizando a Bíblia ilustrada do Padre Reginaldo Manzotti. Para aulas específicas de leitura no modo silencioso (duração aproximada de 40 minutos, 2 vezes por semana), Martin está se dedicando ao livro “Emília no País da Gramática”, de Monteiro Lobato.

emilia-gramatica

O livro, além de apresentar um vocabulário riquíssimo, esta obra introduz a criança no maravilhoso mundo da gramática explicando, através de uma narrativa agradabilíssima, o alfabeto, as sílabas, os fonemas, as palavras, a acentuação gráfica, classes de palavras, verbos e muitos outros conceitos.

Companheiro inseparável das aulas de leitura: Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa Silveira Bueno.

Companheiro inseparável das aulas de leitura: Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa Silveira Bueno.

Nesta fase, a meta do Martin é ler de um a dois capítulos por semana (média 10 páginas por capítulo) e anotar todas as palavras cujo significado ele não conhece para, posteriormente, procurar a definição no dicionário. Na aula de hoje, por exemplo, Martin aprendeu o significado de palavras como “incões”, “emproados”, “arquejante”, “empavesado”, “emproadíssimo”, “espevitada”.

Página do livro Emília no país da Gramática

Página do livro Emília no país da Gramática

É sempre importante permitir às crianças o acesso a livros com vocabulário mais rico do que aquele que costumam usar no dia a dia ou ouvir nos programas de TV, pois assim elas estarão se preparando para o desafio de encarar leituras sobre temas cada vez mais complexos.

Além da leitura feita pela própria criança, também é importante que os pais leiam para seus filhos, enfatizando as pausas da pontuação, o ritmo e a pronúncia correta das palavras. Lembre-se: as crianças aprendem com o exemplo. Por isso, todas as noites eu leio um livro para as crianças. Atualmente, estamos avançando nas “Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis.

Capa dos livros Armazém do Texto volume 3 (oito anos), Caminho Suave antiga segunda série (atual terceiro ano), Descobrindo a Gramática antiga terceira série (atual quarto ano)

Capa dos livros Armazém do Texto volume 3 (oito anos), Caminho Suave antiga segunda série (atual terceiro ano), Descobrindo a Gramática antiga terceira série (atual quarto ano)

Além da leitura de textos literários, utilizamos outros materiais de apoio, como a série “Caminho Suave” (Leitura, Entendimento do Texto, Ortografia e Introdução à Gramática), a série “Armazém  dos textos” (Redação) e a série “Descobrindo a gramática” (específico para o aprendizado da gramática).

Acredito que proporcionar à criança uma forte base na assimilação da língua pátria a ajudará a compreender de forma mais completa todas as outras disciplinas que vier a estudar: Ciências, História, Geografia e até mesmo a Matemática. Afinal, todos nós raciocinamos usando palavras, que se sucedem de acordo com determinadas regras que têm por objetivo facilitar a comunicação, clareando a exposição do raciocínio. Por isso, sugiro a todas as mães brasileiras que ajudem e incentivem seus filhos a dominar a Língua Portuguesa. Experimente e você se encantará com o resultado.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento