Ambiente propício aos estudos
Seja na mesa de jantar, na sala de estar, no quarto ou em qualquer outro cômodo da casa, o ambiente em que as crianças forem estudar precisa ser bem iluminado, prático e organizado.
Uma bancada, mesa ou escrivaninha é um item indispensável ao lado de uma estante para organizar os materiais de estudos e livros. Na estante, você deve organizar os conteúdos em pastas de atividades separadas por por criança, caso você tenha mais de um filho.
Ao término de cada atividade, você pode ensinar a seus filhos a guardar o material já utilizado e pegar o material que vão emprega na atividade seguinte. Assim, ao termino do período de estudos, o ambiente estará todo organizado. Dependendo do espaço reservado aos estudos, pode ser interessante incluir também um gaveteiro com espaço reservado para cada criança.
Não se esqueça de incluir etiquetas divertidas com o nome de seus filhos nas gavetas, pastas e prateleiras! Assim, eles já se sentirão donos do próprio espaço e aprenderão a respeitar o espaço e os materiais dos irmãos.
Rotina diária
Uma das habilidades essenciais para a formação intelectual de nossos filhos é o hábito da disciplina. Uma das formas de conquistá-lo é criar uma rotina diária de estudos, definindo sempre um mesmo período do dia para o exercício do intelecto.
A rotina que melhor funcionou em nossa família foi a definição de um horário dos estudos na parte da manhã. As crianças terminam seu café da manhã, recolhem a louça usada, escovam os dentes e trocam de roupas. Nesse meio tempo, eu já separo as primeiras atividades que cada criança fará. Em seguida, apresento uma explicação individual sobre o tema estudado. Geralmente começamos o dia com o estudo do idioma: inglês e português. Na sequência, as crianças exercitam a Matemática que, como o Português e o Inglês, também é objeto de atividades individuais, separadas para cada criança, durante a maior parte do tempo.
Já nas disciplinas de conhecimento gerais, como ciências, história, geografia e estudos bíblicos, fazemos leituras em grupo com atividades de fixação específicas para cada criança.
Procure desde cedo, incentivar a auto-didatismo. Especialmente quando a criança já está alfabetizada, não é necessário ficar o tempo todo ao lado dela. Você deve fazer o papel de tutor, aquele explica e tira dúvidas quando necessário.
O silêncio é outra habilidade que deve ser cultivada, principalmente se você tiver muitos filhos.
Criar hábitos positivos como organização, disciplina e o aprendizado auto-didata fará com que seus filhos se destaquem na área em que vierem a se especializar.
1 menção
[…] exemplo, já tratamos aqui da disciplina, adquirida através de uma rotina diária, e do hábito do silêncio. Vamos ver agora outras […]