Como estou alfabetizando meu filho de 3 anos

Meu caçula de 3 anos já conhece o alfabeto completo e consegue reproduzir o som da maioria dos fonemas, pois desde dezembro de 2019 tem me pedido atividades para alfabetização.

Inicialmente, apresentei a ele as apostilas “No mundo das vogais” e “No mundo das Consoantes” da Família de Trigo. Ele fez todos os exercícios com bastante facilidade.

Acredito que, por ainda ser muito novo, resistiu um pouco para fazer os exercícios um pouco mais extensos que finalizam a apostila “No mundo das Consoantes”. Por esse motivo, em maio deste ano, pausei um pouco as atividades de alfabetização e comecei a exercitar a noção de quantidade numérica.  A mudança de tema foi muito bem recebida por ele!

Recentemente, adquiri as belíssimas apostilas elaboradas por Camila Lavôr – Hoje, em casa – “Meu caderno de Alfabetização”, volumes 1 e 2.

Adorei a forma como Camila apresenta as letras cursivas, a identificação de número de sílabas, a definição de palavra e quantidade de letras, a definição de frase e a contagem das palavras que formam as frases. Raphael conhece bem as letras em formato “bastão”, mas ainda apresenta alguma dificuldade para reconhecê-las na forma cursiva.

Os primeiros exercícios, ele compreendeu com facilidade mas, antes de apresentar-lhe os mais desafiadores, como a noção de sílabas, por exemplo, aproveitei o método sugerido pela Camila e fiz um exercício com letras bastão.

Raphael ficou encantado e compreendeu rapidamente o conceito. Hoje, ele já conseguiu fazer os exercícios da apostila em letra cursiva. Como ele reconhece os algarismos mas ainda não consegue escrevê-los, sugeri que anotasse a quantidade correta sob a forma de “riscos”.

Ele ficou muito feliz e orgulhoso com os resultados!

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento