Latim, um novo recomeço

Foi em 2015 que introduzimos o estudo do Latim em nossa rotina familiar. Na época, usamos a série “Prima Latina” da MemoriaPress. Amamos todos os exercícios e ensinamos. Era prático, divertido e prazeroso aprender vocábulos, frases, orações e expressões latinas.

Seguimos usando em 2016 o mesmo currículo. Já em 2017, nosso plano inicial, era utilizar a sequência de estudos latinos sugeridas pela MemoriaPress,  denominado “Latina Christiana”. A experiência não foi tão prática, quanto ao primeiro livro da série. Para suprir algumas necessidades básicas gramática,começamos a estudar e consultar periodicamente a obra de Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida. E avançamos relativamente bem até o final do ano.

Em 2018 adicionamos uma nova obra com belos textos intitulada “Latinidade” de de J. L. de Almeida . E seguimos intercalando lentamente os exercícios de “Latinidade” e a “Gramática Latina” de Napoleão Mendes de Almeida. No final de 2018 incluímos mais um recurso a obra “Ludus Primus” do Pe. Milton Valente. O início de 2019 foi muito confuso, problemas externos interferiram um pouco em nosso ritmo de estudos, e no segundo semestre interrompemos os estudos de Latim porque, devido à ausência de “livros do educador” com explicações extras e correções dos exercícios, tomava-nos mais tempo que outras disciplinas que eram mais prioritárias.

Gramática Latina de Émile Ragon

Numa conversa com uma querida amiga, mãe educadora e professora de Latim, ela mostrou-me um livro antigo de exercícios latinos que pertencera a sua mãe, publicado na antiga Livraria Paulo de Azevedo para a “Nova Coleção de Livros Didáticos da FTD”. Qual não foi minha surpresa descobrir que eu tinha em casa o livro-texto do mesmo autor, Émile Ragon! Foi neste momento que surgiu a ideia de procurarmos o livro do Mestre que deveria completar a série: Livro Texto, Livro de Exercícios e Livro do Mestre. Foi com imensa alegria que encontrei a obra em domínio público para download.

Hoje finalmente, retomamos os estudos de Gramática Latina com todos os recursos que precisamos para seguir adiante sem maiores obstáculos.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento