O Atanásio Brasileiro – Resenha por Michael Hellmann

Dom Vital. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Vital.jpg

Sua Excelência Reverendíssima o Servo de Deus Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, bispo de Olinda, foi um dos mais ínclitos filósofos, mais santos sacerdotes e um dos mais egrégios paracletos da Barca de São Pedro nos tempos do Império Brasileiro.

Nato em Pernambuco, desde a puerícia, inflamava em sua alma a vocação. Em 1863, estudou em um convento em Versalhes para entrar na vida religiosa. No final de 1863, Dom Vital volveu ao Brasil, onde ensinou filosofia aos seminaristas. Ele foi consagrado Bispo em 1871.

Dom Vital denunciou enfaticamente a seita maçônica que, naqueles tempos, conspirava contra a Santa Igreja de Cristo no Brasil com seus jornais, políticos, associações, e até bispos e sacerdotes maçônicos. Ele fundou o jornal “A União” contra a profana folha “A Verdade”. O Atanásio Brasileiro escarmentou os padres e párocos sectários da seita. Este santo bispo, inclusive, recorreu à coroa e ao Vigário de Cristo contra os inimigos da Barca de Pedro.

A veemência de Frei Dom Vital em libertar a Igreja na Terra de Vera Cruz da ação dos pedreiros-livres era tão desmesurada que os “sofistas da iniquidade” impreterivelmente tiveram que usar de improbidade para detê-lo. Então o governo, abarrotado de maçons, lançou o Aviso de 12 de julho, que obrigava Dom Vital a levantar o interdito atirado contra os sacerdotes maçons, sob pena de ser processado, assim recalcitrando tanto a Lei Divina quanto a lei do Estado. Mas o judicioso não cedeu às incôngruas exigências. Assim, foi enviado à prisão em 1874. Por causa desse ato indefensável do governo, o imperador Dom Pedro II sofreu tanto a pressão pública, quanto a do Papa, por dois longos anos até que, em 1876, libertou o bispo para um regresso apoteótico à sua diocese. O Servo de Deus Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira morreu em um convento franciscano em 1878.

Fonte:
OLÍVOLA, Felix de. Dom Vital: O Atanásio Brasileiro. São Paulo: Castela, 2020.

Vital Maria Gonçalves de Oliveira
. Acesso em 20/06/2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vital_Maria_Gon%C3%A7alves_de_Oliveira

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento