As Artes Liberais na arquitetura e decoração da Catedral de Notre-Dame de Chartres

Neste artigo, analisaremos o simbolismo das artes liberais no projeto arquitetônico da Catedral de Notre-Dame de Chartres. Salientaremos de que forma o pensamento dos grandes mestres católicos, reunidos na chamada “Escola de Chartres”, refletiu a produção intelectual de sua época na decoração desta obra monumental. O bispo Fulberto de Chartres, mestre da “Escola de Chartres”, …

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A ausência e a presença das fábulas e do sobrenatural na historiografia da antiguidade

Aristóteles distingue a poesia e a história, sendo, a primeira, um meio de enunciar verdades gerais sobre a humanidade, de prever como um homem de natureza tal venha a agir ou dizer, e, a última, como um relato de fatos particulares. O labor do poeta não consiste em narrar os fatos, mas coisas que poderiam …

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Quem tem mais? O que deseja menos

Ao examinarmos a sentença “Quem tem mais? O que deseja menos.”, precisamos compreender as possibilidades de significado dos verbos “ter” e “desejar”. O verbo ter, por exemplo, apresenta mais de trinta sentidos ao consultarmos o léxico. Dentre os principais sentidos, salientamos: possuir, dispor, gozar, portar, conter, existir, vivenciar, contrair, receber, usar, guardar, precisar, considerar e …

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Comentário aos Livros I e II da “Eneida”, de Virgílio

O Livro I da Eneida divide-se em três partes principais: o proêmio, a viagem de Eneias e o desembarque em Cartago. O proêmio, conforme exposto no artigo anterior, apresenta a invocação e a proposição do poema. A invocação é um recurso usado pelos poetas antigos para pedir inspiração divina às Musas, filhas de Júpiter e …

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Resenha do ensaio “As ferramentas perdidas da aprendizagem” de Dorothy Sayers

Dorothy Sayers, escritora, reconhecida como estudiosa do medievo além de tradutora e comentadora da “Divina Comédia”, num ensaio intitulado “As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem” apresentado na Universidade de Oxford em 1947, propõe aos educadores ingleses a adoção de uma versão modificada da educação medieval. Seu ensaio é estruturado em três partes principais: “Proêmio”, “Proposta de …

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Comentário ao proêmio da “Eneida”, de Virgílio

Uma obra de literatura clássica tem três características precípuas: (1) Perenidade, (2) Universalidade e (3) Onipresença na Literatura posterior e absorção da Literatura pregressa. Perene e universal porque inobstante dos tempos em que a estudamos, é possível assimilar dessa obra valores universais e virtudes humanas que podemos contrastar com a sociedade atual. Um clássico deve …

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Astro Rei

Exercício de Composição Clássica:

A Arte da Música no Quadrivium

O Quadrivium, estágio superior das Artes Liberais, refere-se ao estudo das artes dos números, ou seja, da quantidade abstrata. Segundo o teólogo Hugo de São Vitor, podemos tipificar as quantidades em duas partes: uma, contínua, chamada “magnitude”; e, outra, descontínua, chamada “multitude”. Na multitude, algumas quantidades existem por si mesmas, como os números 1, 2, …

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“Formação da cidade Cristã” – Resumo do Capítulo I (Parte 1)

Michael Hellmann

O capítulo primeiro, dividido em treze subcapítulos,  da obra “Formação da cidade Cristã”, do professor Rúben Calderón Bouchet, trata da relação entre a Igreja e o Estado na época dos mártires.  No primeiro subcapítulo, o historiador expõe o problema do “judeu-cristianismo”, onde se discutia se era impreterível ao Cristão manter os ritos mosaicos, principalmente aqueles …

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A resposta católica ao liberalismo

O liberalismo, como ideia, originou-se quando o diabo, exaltado por um espírito de orgulho e vaidade, sublevou-se contra Deus, assim sendo precipitado no abismo junto com os seus seguidores. O liberalismo, como sistema filosófico, surgiu na renascença, sob a forma da filosofia “separada”, criada por Descartes e divulgada por Immanuel Kant e Victor Cousin, que, …

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