Leituras e conversas inteligentes

Concluí, faz algumas semanas, a leitura de Consolação da Filosofia de Boécio. Tive a oportunidade de participar de um grupo de estudos ministrado por Jean Guerreiro e Anthony Wright, no qual discutimos esta obra. O que é a verdadeira Felicidade? É possível alcançá-la neste mundo? Qual o fim último do ser humano? O que é a Fortuna? A Providência Divina? Livre-Arbítrio? São assuntos abordados com maestria por Boécio.

Iniciamos hoje, meu filho Michael e eu, o primeiro livro de Eneida. A tradução de Carlos Alberto Nunes é claríssima e muito graciosa. Até o momento pouquíssimas as referências culturais, por nós não conhecidas. Nossa leitura não é cantada em hexâmetros, pois essa habilidade ainda nos falta, mas procuramos avivar a imaginação ao ler as cenas descritas por Virgílio, suas referências a Homero, as dificuldades dos troianos ao atravessarem os mares rumo ao novo lar. Em novembro, meu filho e eu, participaremos de outro grupo de estudos, desta vez ministrado pelo Professor Lucas Fonseca, para discutir esta obra de Virgílio.

O estudo em grupo tem vários benefícios, principalmente, o de nos permitir compreender e discutir pelo método socrático, princípios filosóficos, valores morais, virtudes e diferentes características humanas presentes nas grandes obras da Literatura Clássica Ocidental. Além, é claro,  da oportunidade de cultivar amigos, num diálogo inteligente, que tenham princípios e valores morais semelhantes aos nossos. Esses grupos são realmente um tesouro!

Em paralelo a essas leituras, seguimos, estudando em família, a obra a República de Platão. Outras leituras previstas ainda para este semestre são a obra “De Música”, também de Boécio e a “Carta aos Coríntios” de São Clemente Romano.

 

 

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento