Vida intelectual em família

Reservamos nossas manhãs para as atividades intelectuais. A primeira aula sempre é dedicada ao Latim. Todos participam, inclusive o caçula. Em seguida, cada criança segue as atividades específicas de seu plano de estudos. Martin (17) e Michael (14) estudam juntos Ciências, História, Geografia e Matemática. As demais disciplinas são independentes. Martin se dedica semanalmente aos estudos de Composição Clássica, Espanhol, Catecismo e Doutrina da Igreja. Michael, aos estudos de Composição Clássica, Inglês, Filosofia, Lógica e Cultura Clássica. Raphael, aos estudos próprios da Fase Gramatical: Português, Inglês, Latim, Ciências, Geografia, História e Matemática.

Vida Intelectual em Família

Vida Intelectual em Família

 

Nossa formação intelectual é contínua. É comum, por exemplo, reservarmos uma hora no final de semana, geralmente ao cair da tarde, para uma leitura filosófica ou para apreciar uma vídeo-aula. E essa não é uma imposição de nosso currículo de estudos, mas uma curiosidade natural de procurar compreender melhor a realidade que nos cerca. Faz parte do “ócio”, daquele momento que todos se perguntam: o que podemos fazer agora? Michael é o primeiro a sugerir uma leitura. Martin e Raphael preferem um passeio ao ar livre. Então, algumas vezes, passeamos em família; outras, optamos por nos reunir no sofá para um colóquio filosófico; outras ainda, selecionamos um filme antigo para uma sessão de cinema em casa.

Meu filho Michael e eu reservamos um horário no final de semana para avançar em nossos estudos da obra “A República”. Em paralelo a essa leitura, apreciamos os belos ensinamentos do Pe. Camargo no curso em que ele explica esta obra específica de Platão à luz do magistério da Igreja.

Outro curso que tem complementado nossa rotina de formação intelectual é o “Studiositas”, do Pe. Paulo Ricardo, que trata da vida intelectual, do modo de meditar e compreender a realidade. Neste curso, Pe. Paulo nos lembra que é possível também alcançar nosso fim último pela via intelectual. E, portanto, temos por obrigação moral desenvolver o dom da Inteligência que nos foi dado por Deus.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento