Superando desafios e aprendendo juntos a cada dia

Desde o último final de semana estou exercitando, junto com o Martin, diversos vocábulos e algumas frases em inglês, pois ele terá uma avaliação escolar nesta semana. No domingo, pedi a ele que escrevesse em uma folha a lista das palavras que a professora havia ensinado em sala de aula, registradas em seu  caderno de inglês.

Martin desenhando

Martin desenhando

Ele passou aproximadamente 1 hora lendo a lista de palavras e significados. Depois recolhi a lista e perguntei oralmente o significado das principais palavras. O Martin demonstrou grande dificuldade no método de avaliação oral, seu aproveitamento foi baixíssimo, tendo acertado menos de 30% das perguntas. Foi então que tive a ideia de pedir a ele que fizesse dois desenhos, retratando cenas que continham os objetos representados pelas palavras que precisava memorizar: (1) uma praia com areia, concha, mar, barco e um céu bem bonito, e (2) uma paisagem com sol, céu, uma árvore grande, uma árvore pequena, flores e um animalzinho muito feio. Para representar o animal “feio”, ele escolheu desenhar um ratinho.

Em seguida, pedi a ele que se imaginasse dentro de cada paisagem. Como era a textura da areia? Ventava? Como era o barulho do mar? A árvore fazia sombra? Como era o perfume das flores?

Depois escrevi em pequenas tiras de papel os diversos vocábulos presentes nas paisagens e algumas frases utilizando os adjetivos “small/big” e “beautiful/ugly”. Pedi que pusesse sobre cada elemento do desenho a tirinha de papel com palavra correspondente em inglês.  O aproveitamento foi de 80% .

Ainda não satisfeita ainda com o resultado, pedi a ele que copiasse 10 vezes, em seu caderno de atividades de casa, cada palavra em inglês e seu significado em português.

Estudando inglês

Estudando inglês

No dia seguinte apresentei novamente a ele os desenhos e pedi que dissesse oralmente os nomes de cada elemento das paisagens. Teve um aproveitamento de 60%.

Em seguida, misturei as tirinhas com o vocabulário das duas cenas e pedi a ele que pusesse as expressões corretas sobre cada elemento dos dois desenhos. Ele acertou 100%.

Para continuar a fixação dos vocábulos recolhi os desenhos da mesa e apresentei um exercício por escrito. Ele acertou todas as questões.

Esse resultado me mostrou que a maneira mais eficiente de ensinar ao Martin, que apresenta uma alteração no processo de memória auditiva de curto prazo, é combinar métodos multissenssoriais (auditivo + visual + cinestésico).

Sou grata a Deus por ser mãe de dois filhos maravilhosos. Ambos são muito diferentes, tanto em personalidade, quanto em suas formas preferenciais de aprendizado. O Martin adora estudar! Muitas vezes sente-se frustado em sala de aula por não conseguir acompanhar todas as explicações orais. Ao mesmo tempo, volta radiante para casa quando ele supera suas dificuldades e consegue completar todos os exercícios em sala de aula por escrito.

O Michael ainda não está na escola, tenho alfabetizado ele em casa. Sua memória auditiva é muito bem desenvolvida. Hoje para minha surpresa, durante o café da manhã começou a falar sobre as qualidades “small/big” e “beautiful/ugly” comparando objetos sobre a mesa… Palavras que aprendeu  só de ouvir o Martin estudar!

2 comentários

    • Karin Ronchi em novembro 5, 2013 às 2:36 pm

    It´s great!! Parabéns pela superação Martin!

    • Emília em março 8, 2014 às 12:51 pm

    Estou aqui fascinada com tudo o que leio!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento