De forma objetiva podemos definir a lógica como a ciência do pensamento correto. Ou nas palavras de Harvey e Laurie: “a lógica detecta e descreve as leis necessárias e imutáveis do raciocínio correto.”
Somos bombardeados com falácias todos os dias. Falácias são erros lógicos de pensamento. Desta forma, é essencial o estudo desta arte quando o nosso objetivo é a busca incansável pela Verdade. Precisamos estudar a lógica no sentindo de aprender a identificar as falácias, evitar que nós mesmos a cometamos, nos defender da ideologia do politicamente correto e da ideia perniciosa que a verdade seria relativa. A ideia de verdade relativa leva-nos, consequentemente, a uma moralidade e ética relativa.
Mais adiante os autores alertam para o perigo de adotar a linguagem do politicamente correto. Como cristãos não devemos ser omissos, precisamos recuperar a alta cultura, encontrar as palavras com sentido exato sobre o que queremos realmente dizer e, combater com a verdade as falsas ideias.
A Lógica também é útil para compreensão da Ciência, da História, da Matemática e da Teologia, por exemplo. O estudo da Lógica é dividido em duas partes: Lógica Informal e Lógica Formal.
Lógica Formal é o estudo sistemático da forma ou estrutura do argumento, tais como o silogismo. A lógica formal é a base de todo o raciocínio, e é, portanto, também a base do que é chamado Lógica Informal. A Lógica Informal contém tudo o que não está classificado dentro dos estreitos limites do que chamamos de Lógica Formal. Poderíamos resumi-la em aprender a diferenciar os argumentos ruins dos bons argumentos.
Os recursos que atualmente usamos para o aprendizado da Lógica Informal são os livros “Detetive de Falácias” e “A caixa de ferramentas do pensamento”. Em nossa educação familiar, começamos mais cedo o estudo da Lógica Informal. Nosso objetivo é dedicar ao menos um ano para o estudo de cada livro. Na sequência, nossa intenção é aprofundar-nos no estudo de Lógica Formal. Nesta fase, pretendemos utilizar os materiais da Memoria Press referente a Lógica tradicional I e II. As lições desses dois livros serão distribuídas em 3 anos letivos.
Índice de artigos desta série:
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudos-da-obra-ensinando-o-trivium-parte-1/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-2/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-3/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-4/
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-5
- https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-6