Notas de estudo da obra “Ensinando o Trivium” de Harvey e Laurie Bluedorn (parte 7)

O capítulo sete trata sobre a Arte da Retórica, sua definição e importância como ferramenta para alcançar e difundir a Sabedoria.

Logo no início do capítulo, Harvey e Laurie nos lembram que sem uma comunicação eficaz, não conseguimos transmitir nossos princípios e valores culturais para as novas gerações.

“ Talvez essa seja uma das razões pela qual nossas famílias estão caindo aos pedaços e nossa cultura está em colapso.” – Bluedorn

Desenvolvendo apenas a Gramática e a Lógica, temos nossos propósitos frustrados, pois nos falta a ferramenta principal da comunicação: a Arte da Retórica.

No período clássico, a definição de Retórica foi limitada à capacidade de falar em público. Mas é certo, que a definição atual deve englobar toda a comunicação, seja ela oral, escrita ou visual. A Retórica nos ensina como escrever ensaios, resenhas e prosa, a nos preparar para fazer apresentações em público, a como participar de debates e argumentar de forma eficaz.

Historicamente, o estudo clássico da retórica é dividido em cinco partes:

Inventio – Como determinar as questões e argumentos para a dissertação ou composição.
Dispositio – Como organizar as questões e os argumentos.
Elocutio – Como fazer um discurso ou escrever um ensaio e o estilo mais adequado, atraente e eficaz para estes objetivos.
Memória – Como memorizar discursos.
Pronuntiatio – Técnicas de oratória e boa apresentação em público.

EM RESUMO: é na Arte da Retórica que colhemos os frutos cultivados durante as fases iniciais do Trivium.

Para o aprendizado desta arte os autores recomendam que devemos desenvolver as habilidades retóricas em nossos filhos de forma positiva, exigindo o suficiente para empurrá-los para frente sem quebrá-los. Para o bom desenvolvimento da Retórica é imprescindível que a criança tenha excelente base dos elementos da linguagem como vocabulário, ortografia e gramática.

É recomendável treinar desde cedo apresentações orais por parte das crianças como narrativas, apresentação de projetos de ciências ou história, recitar poesias e muita leitura em voz alta. Já na fase da Retórica, solicitar que a criança memorize e recite trechos de discursos históricos, escreva seus próprios artigos, relatórios e os apresente a pessoas da família e convidados. Mais adiante, se possível, incentive seus filhos a fazerem discursos, concursos de retórica, debates e torneios com outras crianças educadas em casa que tenham idade aproximada.

Reflexão Pessoal

Esta é a fase que mais esforço tem me exigido para a seleção de livros e recursos no planejamento de estudos. Já na chamada “Fase Lógica”, meus filhos iniciarão um curso de redação – elaborado por meu esposo – para aprender as ferramentas básicas para escrever bem. No início da fase Retórica iniciaremos os estudos formais desta arte com a obra “Retórica” de Aristóteles. Complementaremos as habilidades de oralidade e apresentação em público com o livro “Como falar em Público” de Dale Carnegie, que não é exatamente um livro de Retórica, mas é um livro bastante prático e fácil de implementar. Meu esposo também será o responsável por orientar meus filhos no desenvolvimento dos artigos de pesquisa da décima primeira e décima segunda grade.

Como a Retórica é a fase da “Sabedoria”, pretendemos iniciar o estudo filosófico nos últimos dois anos desta fase. Além apreciar leituras mais complexas do que há de melhor na literatura mundial.

Índice de artigos desta série:

  1. https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudos-da-obra-ensinando-o-trivium-parte-1/
  2. https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-2/
  3. https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-3/
  4. https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-4/
  5. https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-5
  6. https://vias-classicas.com/blog/notas-de-estudo-da-obra-ensinando-o-trivium-de-harvey-e-laurie-bluedorn-parte-6

 

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento