Educar na Fase Lógica II

Fase Lógica da Educação Clássica - Como os filhos conquistam independência intelectual com a ajuda dos pais.

Educar na Fase Lógica – Fotografia por Martin Hellmann

Na Fase Lógica é possível, passo a passo, ensinar e desenvolver habilidades de estudos que conduzam o estudante, gradualmente, a tornar-se cada vez mais autodidata.

Um dos primeiros passos para o educador é estabelecer uma agenda semanal para o estudo das diferentes disciplinas, assim como apresentar metas e atividades a cumprir no decorrer da semana.  É preciso que o estudante saiba o que se espera que ele faça.

Mas estabelecer um cronograma detalhado não é o suficiente. É primordial que o pai educador (1) acompanhe a rotina de estudos, (2) forneça as orientações necessárias, (3) verifique se as leituras e tarefas foram executadas e (4) corrija, sempre que necessário. A aquisição da “independência Intelectual” exige responsabilidade e comprometimento por parte do estudante, que precisa ser ensinada e desenvolvida paulatinamente, com o apoio, acompanhamento e orientação dos pais educadores.

Após o estabelecimento de uma rotina coerente de estudos, outra habilidade essencial é a de identificar e redigir conceitos sobre todos os assuntos estudados. Neste nível, o estudante também aprenderá a identificar os “pontos-chaves” e fazer fichamentos em diferentes níveis. Qual a função dos fichamentos? É compreender a estrutura lógica de um texto, artigo acadêmico ou aula expositiva.

É a partir dos fichamentos que o estudante se tornará capaz de expressar por escrito de forma lógica e coerente, aprendendo assim a redigir suas primeiras resenhas e artigos acadêmicos. É a partir desta produção textual inicial que ele aprenderá a identificar “assuntos prioritários“, que merecem uma pesquisa adicional mais minuciosa.

Ao identificar esses “assuntos”, o estudante aprenderá a elaborar o seu primeiro “mapa da ignorância” sobre cada assunto. Quais são os autores que já introduziram o tema? Quais são suas principais obras publicadas? Do que tratam cada uma dessas obras? Que outras obras são essenciais para identificar a origem dessas ideias ou assuntos?  Esta etapa marcará a transição da Fase Lógica para a Fase Retórica. Somente após a consolidação dos conceitos na Fase Gramatical e de sua articulação na Fase Lógica é que o estudante será capaz de desenvolver o raciocínio crítico e de verbalizar adequadamente suas opiniões na Fase Retórica.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento