Mais sobre o uso da Literatura para o aprendizado de História

Hoje de manhã, meu marido recebeu um elogio da senhora que cuida do estacionamento que costumamos usar no centro da cidade. Ela perguntou: “Vocês incentivam seus filhos a ler?”. Assim que recebeu a confirmação de meu marido, ela declarou “Como seus filhos se comunicam bem! Têm um vocabulário tão rico e diferente das crianças da mesma idade. Parabéns!”

fichamentoleitura-valorizandoconhecimentoRealmente os meninos adoram nossas leituras em família! Pela manhã costumamos fazer leituras em  grupo, geralmente, narrativas heroicas repletas de aventuras e atos de coragem.

Nos últimos meses, Julio Verne, Alexandre Dumas e Howard Pyle têm enriquecido nosso imaginário e vocabulário brindando-nos com frases gramaticalmente perfeitas.

Em nossas aulas de leitura em voz alta, geralmente começo lendo algumas páginas do livro e, em seguida, peço a um dos meninos que continuem a leitura por um a cinco dos parágrafos seguintes, de modo que tanto o Michael com 6 anos quanto o Martin com 9 anos ajudam na leitura em grupo. Com isso, eles vão conquistando fluência na leitura e ampliando seu vocabulário.

Logo após essas leituras procedemos a um exercício que consiste, nesta primeira etapa, em cópias de frases ou parágrafos importantes do capítulo lido. A cópia auxilia a criança no aperfeiçoamento da caligrafia, além de ajudá-la a perceber a estrutura gramatical, o uso correto da pontuação, a acentuação de palavras, entre outros benefícios.

Nossas aulas de leitura contemplam, além da literatura, livros sobre Ciências, Geografia e História. Atualmente, estamos usando, em História, a narrativa “Breve história do mundo” por Ernst Gombrich. Ainda estamos nos primeiros capítulos, que abordam as antigas civilizações. À medida que nos aproximarmos do período medieval, introduziremos outros livros, a começar pelos da historiadora Régine Pernoud, de quem leremos a obra “A idade média contada aos meus sobrinhos”.  Nossa lista de livros dessa autora destinados ao estudo de História inclui ainda os títulos “Joana D Arc – A mulher forte”, “Luz sobre a Idade Média”, “Os Templários”, “O Mito da Idade Média” e “As origens da burguesia”.

Além dos livros de Régine Pernoud, contamos com a coleção biográfica de Laura Ingalls para o estudo de História da colonização americana. Aos poucos, vamos enriquecendo nossa biblioteca particular com bons títulos.

Para fixar o conteúdo de nossas leituras de História, preferimos fazer atividades como notebooks e lapbooks, além de acrescentar questões ao nosso “Questionário de Conhecimentos Gerais”.

Você tem alguma sugestão de livros para nossa biblioteca? Ficaremos felizes em receber sua indicação.

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Margarida Sinclair Moreira de Carvalho em junho 11, 2015 às 4:21 pm

    Tem uma coleção da Abril Cultural chamada “O Prazer da Leitura” composta de 21 clássicos. A maioria destes clássicos são adaptações e não trazem o texto integral, mas o que eu acho legal é que no final de cada livro tem um material muito bom para ser trabalhado como vocabulário, mapas do local onde a estória se passa e muitas informações importantes que enriquecem a leitura.
    Outra coleção boa é uma série da editora scipione CRIANÇAS NA HITÓRIA – Autores: GINETTE HOFMANN E PATÍCIA WENGER. Em cada livro um personagem central (uma criança) narra a história da sua época. Alguns titulos são: NO TEMPO DOS FARAÓS; NO TEMPO DOS ROMANOS; NO TEMPO DOS PRIMEIROS JOGOS OLÍMPICOS; NO TEMPO DE CARLOS MAGNO, etc. Pena que estes livros encontram-se esgotados.

    • Anny em agosto 22, 2015 às 4:28 pm

    Olá sra. Hellmann,

    Indico para complementar os estudos de história o livro “Iniciação à nossa história” do querido prof. José Hermógenes. Muito bem escrito com sua linguagem simples e clareza. Além de dar-nos uma compreensão básica da história do Brasil, o livro têm quadrinhos muito legais (tirados de coleções como “Ciência em quadrinhos”, “Grandes Figuras em quadrinhos”, “Pioneiros e descobridores – Álbum de figurinhas”, etc.), desenhos muito bem escolhidos. http://www.estantevirtual.com.br/b/prof-hermogenes/iniciacao-a-nossa-historia/1941516821?q=inicia%E7%E3o+a+nossa+historia+hermogenes&vmnqm=0
    Uma outra narrativa é a de dona Benta no livro “As aventuras de Hans Staden” que, recentemente, foi editado em quadrinhos. http://www.fnac.com.br/aventuras-de-hans-staden-monteiro-lobato-em-quadrinhos/p/521776

    Já vi recomendação dos quadrinhos “Dom João carioca” de Lilian Moritz Schwarcz, mas não conheço. http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40438

    Para, mais precisamente, enriquecer o vocabulário e desenvolver a oratória, ao mesmo tempo conhecendo nossos autores e personalidades, as antigas antologias são geralmente muitas didáticas e deleitosas:

    “Antologia Nacional” de Fausto Barreto e Carlos de Laet, na edição adaptada ao programa do 2º ciclo pelo prof. Daltro Santos
    “Leituras Escolhidas” para as aulas Primarias por Alfredo CL. Pinto (série)
    “Livro das escolas” por Tancredo do Amaral

    e etc.

    Esses dois últimos são mais raros, mas valem a pena.
    Aliás, do antigo MEC muitas coisa vale a pena, por exemplo a “Pequena enciclopédia de moral e civismo” por Fernando Bastos de Ávilla.

    Uma série interessante:
    “Grandes vocações” da editora Columbus

    Uma coleção:
    “Nossos clássicos” da editora Agir. (muito boa)

    Um atlas bem legal em inglês:
    Philips’ Pictorial Atlas of the world (ótimo, desenhos muito legais)

    Espero assim contribuir para seus estudos.

    Um abraço a você e sua família
    Anny

    • Anny em agosto 22, 2015 às 4:38 pm

    Mais uma recomendação:

    Coleção:
    A viagem do descobrimento por Eduardo Bueno.

    • gessica em agosto 22, 2015 às 11:53 pm
      Autor

    Obrigada pelas sugestões Anny!

    • gessica em agosto 22, 2015 às 11:55 pm
      Autor

    Nós temos esse livro e adoramos! Fizemos a leitura dele no primeiro semestre de 2014. Optamos por fazer uma leitura bem lenta, para que as crianças pudessem absorver melhor o conteúdo e enriquecer seu imaginário.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento