Nesta sexta feira, o tema de nossa aula de geografia foi sobre os vulcões e os terremotos. Martin se divertiu do início ao fim da aula, sendo extremamente atento, tanto na leitura dos textos, quanto nas explicações orais.
No início deste ano, terminamos a leitura do livro “Viagem ao Centro da Terra”, de Julio Verne, no qual a aventura começa na descida de um vulcão na Islândia e termina com o retorno pelo famoso vulcão Vesúvio, na Itália. Acredito que esse foi um dos motivos para deixá-lo ainda mais entusiasmado em aprender sobre vulcões.
A coleção Meu primeiro Larousse apresenta um rico conteúdo tanto sobre vulcões como sobre terremotos. Para esta aula, utilizamos os livros “Larousse do Mundo”, “Larrouse da Ciência”, “Larousse nosso Planeta” e “Larousse das Curiosidades”.
A seguir, amostra do conteúdo:
Além dos vulcões, estudamos também os terremotos, como eles são medidos e o que devemos fazer caso estejamos presentes em um local onde ocorra um terremoto.
No final da aula, Martin fez diversos exercícios para fixação do conteúdo. Num deles, pedi que desenhasse os três principais tipos de erupções vulcânicas. Martin, dramático como sempre, fez ilustrações bem convincentes:
O primeiro desenho refere-se à erupção vulcânica líquida, a menos perigosa, sendo possível alertar as pessoas que moram em cidades próximas ao vulcão. Nesse primeiro desenho, observem que ele fez uma pessoa fugindo do vulcão “assoviando calmamente”.
No segundo desenho ele retratou o vulcão em que a lava é mais espessa, escorrendo com maior dificuldade, mas a nuvem de gases e de cinzas é extremamente perigosa. O último desenho refere-se ao tipo de erupção que contém muito gás, o que causa uma explosão terrível. Nesses casos, geralmente a população nas proximidades do vulcão não consegue fugir a tempo de evitar uma catástrofe.
Para comemorar essa aula, sábado curtimos um cinema em casa assistindo a “Viagem ao Centro da Terra: O Filme” com Brendan Fraser.
1 comentário
AMEI AS DICAS DO SEU SITE. ENSINO MINHAS FILHAS EM CASA… ESTAVA PERDIDA…. ME AJUDOU APESAR DELAS SEREM MAIS NOVAS QUE O SEU… TÊM SEIS E TRÊS.
ABRAÇOS