Adaptando a rotina de estudo às mudanças no trabalho

Desde janeiro de 2019, meu esposo e eu temos nos dedicado a produzir, traduzir, escrever e publicar e-books, materiais didáticos e cursos para famílias educadoras. O trabalho intelectual e profissional exige dedicação, tempo para estudar, redigir, revisar, editar, publicar.  Com muita alegria, em apenas 7 meses, traduzimos, editamos e publicamos dois e-books de História, um de Literatura Brasileira, um de Redação e nove módulos do aluno e nove módulos do educador do Programa de Composição Clássica Ano I. Além dos materiais didáticos, em julho deste ano lancei o Programa de Educação Clássica Católica para Formação de Mães Educadoras com duração de um semestre.

Empreender no Brasil não é algo simples, assim como não é pouco o tempo destinado à burocracia. Por isso, a rotina diária da família e a organização do tempo precisa ser cada vez mais eficiente.

A primeira mudança que fizemos foi reforçar a importância da contribuição individual de cada membro da família no processo de otimização do tempo e organização do ambiente.  Foi necessário distribuir tarefas como organizar o quarto, recolher a louça após as refeições, manter os materiais de estudos organizados após o término dos estudos para manter o ambiente comum da casa sempre em ordem.

Na Fase Lógica é possível conceder aos mais velhos cada vez maior independência nos estudos.  Gradativamente tenho dado a eles mais autonomia. Inicialmente admito que senti falta de estar junto deles participando a cada instante do seu aprendizado. Eu amo estudar com eles! Reduzimos a quantidade de temas estudados, mas ganhamos em profundidade e qualidade. A primeira hora da manhã continua sendo a nossa hora especial de leituras em voz alta. Lemos sobre História da Antiguidade, Literatura, Ciências. Em seguida, distribuo as tarefas de Gramática, Matemática, Catecismo e outras leituras individuais que eles seguem fazendo de forma independente durante toda a manhã. Reservamos uns 15 minutos antes do almoço para corrigir os exercícios realizados ou sanar eventuais dúvidas.

Enquanto fazem suas atividades de forma independente estou eu cá redigindo artigos, respondendo as alunas do curso, gravando aulas, revisando textos na companhia de um pequeno furacão de 3 anos.  Amo participar desta riqueza que é a educação familiar! Sou imensamente grata a Deus pelos desafios que me oferece a cada dia, pelo aprendizado contínuo enquanto educo meus filhos, pela oportunidade de compartilhar com outras famílias um pouco do meu desenvolvimento intelectual.

Vias Clássicas Valorizando o Conhecimento